A 10ª edição da Coimbra Space Summer School (CSSS) encerrou com sucesso, acolhendo, no total, 35 participantes de várias partes do mundo, nas instalações do Instituto Pedro Nunes (IPN), durante os dias 4, 5 e 6 de setembro, informa em comunicado a organização.
Destes, 18 estudantes internacionais pertenciam ao Mestrado Conjunto Erasmus Mundus em Geociências Planetárias — GeoPlaNet, promovido em parceria pelas Universidades de Coimbra, Nantes (França) e Gabriele d’Annunzio di Chieti/Pescara (Itália).
Os restantes participantes, de “diversas origens e nacionalidades, incluíam empreendedores, alguns com ideias de negócio inovadoras, e outros com um interesse crescente no setor espacial”.
Estudantes de várias instituições de ensino superior, nomeadamente, das Universidades de Coimbra, Lisboa, Aveiro, Algarve, Estrasburgo, Zurique, Girona e, ainda, da Ucrânia, marcaram, também, presença, promovendo a diversidade de conhecimentos e experiências.
A 10ª edição da escola de verão “caracterizou-se pela variedade de contextos académicos, reunindo participantes de áreas como as engenharias, arquitetura e smart cities, contribuindo para um ambiente de discussão multidisciplinar e enriquecedor”, sublinha ainda a organização.
A CSSS é uma escola de verão destinada a estudantes do Ensino Superior, investigadores, empreendedores e a todas as pessoas, que têm interesse na exploração da economia do espaço ou que pretendem desenvolver uma ideia de negócio que utilize a tecnologia espacial para aplicações terrestres.
O evento incentiva os participantes a propor ideias que melhorem a vida na Terra, através da criação de serviços ou produtos inovadores que incorporem ativos espaciais. A edição de 2024 teve como tema “o pico solar de 2025”, explorando o atual ciclo solar e a atividade das manchas solares, como explosões solares e tempestades geomagnéticas.
A iniciativa apresentou um programa diverso, que estimulou a partilha de conhecimento e o contacto com instituições do setor espacial.
Durante três dias, os participantes assistiram a conferências e receberam mentoria de especialistas da área do espaço, da inovação e do empreendedorismo, bem como puderam conviver com a comunidade espacial de Portugal.
Entre as diversas atividades desenvolvidas destaca-se a passagem pelo Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra (OGAUC) para a Febrada Astronómica e para a Observação Noturna. A iniciativa anual é organizada pelo IPN, que coordena o ESA Space Solutions Portugal, em parceria com o OGAUC, o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e o Mestrado GeoPlaNet.