CentroTV

11ª Grande Gala da Rádio Sim enche o Coliseu dos Recreios em mais uma noite de homenagem ao Fado

O Fado é emoção, sentimento. Em 11 anos de existência, que nesta noite se celebraram, muitos foram também as emoções e os sentimentos vividos por todos aqueles que, ao longo deste tempo, passaram pela Rádio Sim. Inclusive pelos muitos milhares de pessoas que mais uma vez fizeram questão de se juntar a mais esta celebração, enchendo o Coliseu.

António Rocha, Duarte, Filipe Cardoso, Francisco Salvação Barreto, Maria Emília, Marta Rosa, Matilde Cid, Pedro Moutinho, Ricardo Ribeiro e Sara Correia deram voz aos fados desta Gala, que contou também com a participação especial de André Vaz e Rute Soares (Fado in Chiado), e de Ana Pinhal e Filomeno Silva (Fado in Porto). A acompanhar estiveram os músicos Daniel Pinto no baixo, Bernardo Saldanha na viola, André Dias e Dinis Lavos na guitarra portuguesa.

Na primeira parte da Gala subiram ao palco os elementos do Fado in Chiado, a fadista Maria Emília que interpretou os fados “Muito embora o querer bem” e “É mentira”, Francisco Salvação Barreto com as “Horas da vida” e “Adeus Moraria”, Marta Rosa e a sua “Lenda da Sereia” e “Brincos de Brincar”, Filipa Cardoso com o seu “Cuidei que tinha morrido” e um “Bailinho à portuguesa” e, a finalizar, a saudada interpretação de “Meu Amor sem direção” e “Fado da contradição” na voz de Pedro Moutinho.

A abrir a segunda parte estiveram os Fado in Porto. Seguiu-se o grandioso António Rocha que contou “Silencio, Tortura e Fado” e “São segredos de amor”. Depois, o também fadista e locutor da Rádio Sim, José da Câmara, fez subir ao palco Matilde Cid para interpretar “Como te quis e te quero” e “Não digas sorte, diz Deus”. O jovem Duarte deu voz a “Dizem” e a “Covers”, Sara Correia a “Fado português” e a “Quadras soltas” e, no final, após um emocionado agradecimento da Diretora da Rádio Sim, Dina Isabel, Ricardo Ribeiro foi recebido em êxtase para cantar “A minha oração” e “Fama de Alfama”.

No final da Gala, que teve transmissão em direto na Rádio Sim, subiram ao palco aqueles que foram os responsáveis pela condução e boa disposição desta grande noite, os locutores da estação, vozes tão queridas do público.

Para Dina Isabel, Diretora da Rádio Sim “esta foi mais uma noite maravilhosa. Pela empatia de sempre com os ouvintes que encheram a sala e por provar que o fado está vivo e se renova com grandes talentos. A Rádio Sim orgulha-se de acarinhar o fado na sua emissão.”

Esta foi sem dúvida uma grande noite onde se destacaram os artistas mas também a saudade, a esperança, a coragem, a paixão (…) sentimentos tão nossos… e tão do Fado!