CentroTV

15ª Festa da Caricatura da Lousã

Um conjunto de cartoons de forte intensidade, criado por 111 cartoonistas de meia centena de países, convida à reflexão acerca da violência como antítese da paz.

É uma exposição organizada pelo historiador e investigador do Humor Gráfico Osvaldo de Sousa, que inaugura na Biblioteca Municipal da Lousã no próximo sábado dia 28 às 17:00.

Segundo Osvaldo de Sousa, “sorriso é, sem qualquer dúvida, o sol mais resplandecente em qualquer campo de batalha, porque desarma qualquer espírito conflituoso e qualquer perversidade belicosa. Mas não poderá o humor ser também perverso? Não. A comicidade sim, o verdadeiro humor não, já que este é uma filosofia de diálogos, de luz sobre as dúvidas e incongruências”.

Estes cartoons foram reunidos para evocação do Centenário da Assinatura do Tratado de Paz da Grande Guerra 1914/18.

A 15ª Festa da Caricatura da Lousã (5ª internacional) terá o seu ponto mais intenso no fim-de-semana de 4 e 5 de Outubro. No dia 4, pelas 21:30, inaugura-se no Museu Álvaro Viana de Lemos a exposição de Kap, cartoonista do jornal castalão La Vanguardia e Mundo Deportivo, e Malagón, que publica no El País, El Mundo e Marca. Ambos os humoristas estarão presentes.

No dia 5, sábado, às 17:00 e às 21:30, onze caricaturistas de várias nacionalidades estarão na Alameda Carlos Reis a desenhar “a verdadeira dimensão” dos narizes de lousanenses e visitantes.