A programação “Retratos de Natal”, para além das atividades de animação previstas na programação, aposta na literacia patrimonial, aproximando as crianças e jovens do património histórico, cultural e etnográfico do concelho, refere em nota a Câmara de Góis.
Após a atividade direcionada para 107 alunos dos 5º, 6º, 7º, 8º e 9º anos do Agrupamento de Escolas de Góis, no passado dia 13 de dezembro, o “Pai Natal também chegou mais cedo às crianças até aos 10 anos, do ensino privado e público de Góis.Rui Sampaio, presidente da Câmara, procedeu à distribuição de 189 livros, com a missão de oferecer aos mais novos conhecimento, fantasia, aventura e diversão. Deste modo, todas as crianças até aos 2 anos receberam, porque os livros têm um papel fundamental nos primeiros anos de vida, o livro “Gosto de Ti (Quase Sempre)”, de Anna Llenas”, salienta.
Todas as crianças, com idades compreendidas entre os 3 anos e os 10 anos, receberam um exemplar da obra “A Noite de Natal”, de Sophia de Mello Breyner Andresen, um livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura.
Com esta oferta, o autarca aproveita para lançar o repto aos pais:”este natal, leia com e para o(s) seu(s) filho(s). A prática de leitura em família faz toda a diferença”.
Reconhecido pela sua paixão pelos livros e pela leitura, o edil, tomando as palavras de Isabel Alçada como empréstimo, refere ainda que “não há dúvida de que a vida tem outro sabor quando se conhece a leitura”.