CentroTV

2º Festival Internacional de Guitarra do Fundão

O Município do Fundão e a Associação Concordis, com o apoio da Academia de Música e Dança do Fundão, irá promover, entre os dias 2 a 11 de setembro (aos fins-de-semana), o 2º Festival Internacional de Guitarra do Fundão.

A cidade do Fundão irá receber artistas de vários países europeus que irão partilhar o palco com artistas portugueses e fundanenses.

Pretende-se uma programação eclética e transversal a todos os estilos musicais, com uma condição, a existência de uma Guitarra ou um instrumento da mesma família integrante em todas as formações artísticas participantes no festival.

Estes concertos terão lugar na Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, no Fundão.

No dia 2 de setembro, sexta-feira, às 21h30, irá ter lugar o primeiro concerto com Pedro Mestre com a viola campaniça acompanhado pelas vozes do Rancho Cantadores de São Bento (Música Tradicional).

No sábado, dia 3 de setembro, pelas 18h00, atuam os Duo Palamares – Llares (violino e guitarra) e Ensemble Canti-Baile (Duo de guitarras, violino e Dança).

No domingo, dia 4 de setembro, pelas 18h00, atuam os Duo Ellipsis (oboé e guitarra) e Eduardo Ramos Trio (alaúde árabe, percussão e dança).

No dia 9 de setembro, sexta-feira, pelas 21h30, atua o Duo “Guitare à l’opéra” (canto e guitarra) e os Four Winds (com música tradicional irlandesa).

No sábado, dia 10 de setembro, às 18:00, atua Diogo Carlos (guitarra solo e vencedor do Concurso Internacional de Guitarra do Fundão) e Margarida Geraldes Quinteto (jazz).

No domingo, dia 11 de setembro, pelas 18h00, e a encerrar o Festival, terá lugar a estreia da Obra “José e o Vento” (em homenagem a Eugénio de Andrade) do Compositor Eli Camargo Jr., Manuel Toucinho e Pedro Rufino (guitarras), Maria Mendes (canto), Carlos Alves (clarinete), Judicael Perroy (Guitarra solo).