CentroTV

46 projetos disputam meio milhão de euros do orçamento participativo de Coimbra

A fase de votação das propostas admitidas na segunda edição do orçamento participativo do Município de Coimbra, que tem como tema a melhoria do bem-estar e da qualidade de vida da população, já está a decorrer e prolonga-se até ao dia 30 de junho.

Das 93 propostas submetidas, 49 foram aceites, as restantes foram excluídas pela Comissão Técnica por não cumprirem os pressupostos obrigatórios definidos pelo regulamento. Dessas, e depois da união de propostas, vão a votação 29 projetos do Coimbra Participa e 17 do Coimbra Jovem Participa.

A votação é feita por voto eletrónico, na plataforma, em https://coimbraparticipa.cm-coimbra.pt/, e o processo será validado pelo número do Cartão de Cidadão. A autarquia disponibilizará também outros pontos de acesso para votação, como, por exemplo, na Divisão de Atendimento e Apoio aos Órgãos Municipais da CM Coimbra, na Casa Municipal da Cultura e na Loja do Cidadão. A votação termina a 30 de junho e em julho será feita a apresentação pública dos projetos vencedores.

“O que podemos fazer pelo bem-estar?” é o tema desta segunda edição do orçamento participativo do Município de Coimbra, que tem como objetivo principal a promoção da participação cívica informada, ativa e responsável dos cidadãos nos processos de governação local. Este ano a dotação global é de meio milhão de euros.

O período de submissão de propostas decorreu até 15 de abril, e foi marcado, também, pela realização de vários Encontros Participativos que contaram com a presença de cerca de 400 pessoas. Foram 18 sessões, realizadas em vários pontos do concelho, que pretenderam fomentar o interesse de um maior número de cidadãos no orçamento participativo e serviram, ainda, para prestar esclarecimentos sobre o mesmo e para apresentar e discutir as propostas