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52 por cento dos portugueses considera consumo de produtos nacionais como um “dever”

Um estudo feito pelo Observador Cetelem mostra que 49% dos portugueses encaram o consumo de produtos nacionais como “prioritário”, seguidos por 45% que dizem ser “importante”.

Quando questionados sobre os motivos de consumir produtos made in Portugal, os inquiridos referem que o contributo para a criação de emprego (82%) é a maior razão para o consumo, seguido de promoção do desenvolvimento económico (62%) e da qualidade superior dos produtos (57%).

Quando questionados o porquê de consumir produtos locais, produzidos em Portugal, 52% assume como um “dever”, 30% referem que era um objetivo que gostariam de alcançar, outros dizem que o consumo é um “ato patriótico” (29%) ou um “orgulho” (19%) e 12 % acham que é uma ação em prol do ambiente.

Os dados registados este ano revelam uma tendência crescente na importância do consumo de produtos locais. Este estudo teve por base uma amostra representativa de 1000 indivíduos residentes em Portugal Continental, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 18 e os 74 anos de idade.