CentroTV

Lousã é o terceiro município mais sustentável do país

O Município da Lousã foi  galardoado como o 3.º município mais sustentável do país, no âmbito do Galardão ECOXXI, instituído pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), numa cerimónia que teve lugar no Centro de Congressos do Estoril.

Nesta edição a candidatura da Lousã, “voltou a melhorar a sua pontuação, subindo – em relação à edição anterior – dois lugares na tabela e obtendo a sua melhor classificação de sempre, consolidando a sua posição no patamar mais elevado deste galardão, onde só conseguiram chegar 4 municípios (Guimarães, Loulé, Lousã e Águeda)”, adianta a autarquia em comunicado.

O Galardão ECOXXI 2017, no qual participaram 53 municípios de todas as regiões do país, associou-se este ano ao 10º aniversário do Greenfest.

A avaliação das ações, práticas e políticas realizadas em diversos domínios da sustentabilidade, baseia-se num sistema de 21 indicadores desagregados em 65 subindicadores, e foi realizada por um conjunto de pessoas e entidades que integram a Comissão Nacional ECOXXI e se agregaram em júris especializados.

As áreas temáticas cobertas pelos diversos indicadores contemplam os domínios ambiental, social e económico, e vão desde a educação ambiental, ao turismo sustentável, passando pela qualidade da água e do ar, gestão de resíduos e saneamento, mobilidade e ordenamento do território e ainda a participação pública, emprego e informação ao munícipe, entre outros.

De referir que ontem a Lousã “esteve também em destaque no programa ECO ESCOLAS, onde a totalidade de estabelecimentos de ensino do concelho – 12 – alcançaram a Bandeira Verde e o Agrupamento de Escolas da Lousã foi um dos poucos agrupamentos do País a alcançar a distinção de ECO Agrupamento”.