CentroTV

9.741.792 pessoas podem votar nas eleições presidenciais

Mais de nove milhões de eleitores residentes em território nacional e no estrangeiro são chamados a votar nas eleições de hoje para escolher o próximo Presidente da República.

A estas eleições concorrem dez candidatos, sendo a segunda vez na história deste sufrágio que duas mulheres constam do boletim de voto – Maria de Belém Roseira e Marisa Matias. Este sufrágio é também o que terá o boletim de voto mais longo, quebrando o ‘recorde’ de seis candidatos registado nas eleições de 1980, em 2006 e 2011.

Existem 9.741.792 eleitores inscritos nos cadernos eleitorais, segundo a Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI).

Em território nacional são 9.439.510 os cidadãos recenseados, enquanto no círculo da Europa existem 106.239 eleitores. No círculo Fora da Europa, o valor ascende a 196.043 inscritos.

São este os candidatos à Presidência da República que vai encontrar no seu boletim de voto:

Henrique Neto foi o primeiro a apresentar a intenção de se candidatar a Belém, a 25 de março de 2015. Aos 79 anos, o empresário e antigo deputado do PS não conta com o apoio expresso de qualquer partido.

Sampaio da Nóvoa, 61 anos, confirmou a 18 de abril de 2015 que iria ser candidato à Presidência da República. Apresentou a candidatura a 29 de abril, no Teatro da Trindade, em Lisboa. É apoiado pelos anteriores presidentes da República António Ramalho Eanes, Mário Soares e Jorge Sampaio e por vários socialistas, entre os quais o atual presidente do PS, Carlos César. Confrontado, entretanto, com a candidatura da socialista Maria de Belém, o PS optou por conceder liberdade de voto aos seus militantes na primeira volta das presidenciais.

O médico Cândido Ferreira, 66 anos, apresentou a sua candidatura a 25 de abril. O antigo presidente da Federação de Leiria do PS não conta com o apoio expresso de qualquer partido.

Edgar Silva, 53 anos, foi anunciado como candidato presidencial apoiado pelo PCP em 08 de outubro, contando também com o apoio do PEV. Antigo padre católico distinguiu-se, na Madeira, enquanto ativista contra a exploração infantil.

Jorge Sequeira, 49 anos, apresentou a sua candidatura a Presidente da República a 23 de julho em Vila Nova de Gaia, declarando que não está “preso” a nenhum partido, tendo como lema “Portugal como nós”.

Vitorino Silva, 44 anos, escolheu a Escada das Verdades, no Porto, para anunciar a sua candidatura a Presidente da República, em outubro passado. É calceteiro e, aos 22 anos, foi eleito presidente da junta de freguesia de Rans.

Marisa Matias, 39 anos, é apoiada pelo Bloco de Esquerda, partido do qual é dirigente a sua candidatura foi anunciada pelo partido a 18 de outubro de 2015. Marisa Matias é socióloga e eurodeputada.

Maria de Belém Roseira, 66 anos, anunciou a sua candidatura a 17 de agosto. Ex-presidente do PS e antiga ministra de governos socialistas, não tem o apoio expresso do partido que deu liberdade de voto aos militantes.

Marcelo Rebelo de Sousa, 67 anos, anunciou que se candidata a Presidente da República a 09 de outubro. Presidente do PSD entre 1996 e 1999, conta com a recomendação de voto do PSD e do CDP-PP. Além da liderança do partido e da experiência autárquica, foi deputado à Assembleia Constituinte e é membro do Conselho de Estado há quase dez anos.

Paulo de Morais, 52 anos, foi o primeiro candidato às eleições presidenciais a oficializar a corrida eleitoral junto do Tribunal Constitucional, escolhendo simbolicamente o dia 01 de dezembro. O professor universitário foi, entre 2002 e 2005, vice-presidente pelo PSD na Câmara Municipal do Porto.