O Parlamento aprovou hoje três iniciativas apresentadas pelo Chega relacionadas com a construção e avanço de infraestruturas rodoviárias, durante a votação na especialidade do Orçamento do Estado para 2026 (OE2026). Entre as medidas validadas estão dois projetos para novas autoestradas nos distritos de Coimbra e Castelo Branco, bem como uma proposta para lançar a obra do Itinerário Complementar 6 (IC6) em Seia.
Uma das iniciativas aprovadas determina que, no primeiro semestre de 2026, o Governo deverá, em articulação com a Infraestruturas de Portugal (IP) e os municípios de Viseu, Tondela, Santa Comba Dão, Penacova e Coimbra, definir e promover os processos concursais necessários para a “urgente construção do IP3, com perfil de autoestrada, entre Santa Comba Dão e Coimbra”.
Os deputados deram igualmente luz verde à construção do IC31, também em perfil de autoestrada, entre Alcains/Castelo Branco e Termas de Monfortinho. A proposta estabelece que as obras deverão arrancar ao longo do ano de 2026, sob coordenação do Governo e da IP.
As três medidas foram aprovadas no âmbito da revisão do OE2026 e inserem-se na estratégia do Chega de pressionar o avanço de grandes obras rodoviárias consideradas prioritárias para o interior do país.






































































