“A Água em Portugal na Próxima Década | Roteiro para 2030” é a temática do ENEG 2019, cujas sessões de abertura e de encerramento vão ser presididas, respetivamente, por João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente e da Ação Climática, e Inês dos Santos Costa, secretária de Estado do Ambiente.
Organizado bienalmente pela APDA – Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas – o Encontro Nacional de Entidades Gestoras de Água e Saneamento realiza-se entre terça e sexta-feira da próxima semana (19 a 22 de novembro), no Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel.
“O evento tem mais de 600 participantes de todo o país e estrangeiro, assumindo-se uma vez mais como a maior e mais representativa Conferência e Expo do setor da água a nível nacional2, salienta a organização
O programa inclui palestras, comunicações livres, mesas redondas e um debate, bem como a maior exposição de equipamentos e serviços do setor, a ser inaugurada pelo ministro do Ambiente e da Ação Climática.
Claudia Castell-Exner, Presidente da EurEau – European Federation of National Associations of Water Services, dia 19 de novembro, 11:00 na sessão de abertura, e José Manuel Félix Ribeiro, Economista, professor e investigador na Fundação Calouste Gulbenkian, dia 20 de novembro às 14:30 h são os dois keynote speakers deste ENEG 2019.
Abordam, respetivamente, os temas “Perspectives, challenges and possibilities of water services within the European framework” e “Enquadramento Geoestratégico das Questões da Água na Próxima Década”.
O programa inclui também o Debate “2020-2030 | Perspetivas e desafios dos serviços da água”, um momento que se prevê particularmente marcante do Encontro, pois reúne alguns dos principais atores do setor da água do país. De entre as 199 comunicações do programa destaca-se apresentação de um Guia Europeu para a Elaboração de um Water Security Plan para os sistemas de abastecimento de água para consumo humano.
O trabalho vai ser apresentado pelo Serviço de Informações de Segurança e pelo ERNCIP – European Reference Network for Critical Infrastructure Protection do Joint Research Centre, um grupo de especialistas da Comissão Europeia.