CentroTV

A Covilhã tem um novo museu

Foi hoje oficialmente inaugurado o Museu da Covilhã.

A cerimónia contou com a presença do ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva e do executivo camarário.

O Museu da Covilhã é um “espaço cultural central, instalado num edifício histórico projetado por Ernesto Korrodi. Neste imóvel funcionou o Banco Nacional Ultramarino, entre as décadas de 20 e 80 do século XX”, adianta em comunicado a Câmara da Covilhã..

O museu está “alicerçado num projeto museográfico diferenciador e inovador, que contemplou critérios de acessibilidade e responde às necessidades de diferentes públicos”.

O espaço permite conhecer o “território, os seus habitantes e a sua história, incentivando a refletir sobre a atualidade e as aspirações para o futuro”, frisa a autarquia.

O percurso expositivo distribui-se por cinco pisos: Dos Primeiros Habitantes à Romanização (piso 3), Covilhã na Idade Média e Época Moderna (piso 2), Covilhã Cidade – Época Contemporânea (piso 1) e Covilhã, Figuras e Património (piso 0). Atualmente, o piso -1 acolhe uma exposição de cinco obras de Arte Contemporânea da Coleção Novo Banco.

O Museu encontra-se equipado com rampa de acesso exterior, elevador, piso podotátil, sinalização de escadas fixas e corrimões, zonas de descanso, WC acessível unissexo com fraldário, sinalização de percurso expositivo, espaço cão-guia, WiFi livre, recursos interativos, materiais táteis, braille, design multimeios e mobiliário expositivo acessível.