A Guarda Nacional Republicana coordenou a Unidade Nacional para a Agência Europeia para a Formação Policial CEPOL (UNCEPOL) nos últimos dois anos, através da Escola da Guarda (EG), e irá transferir essa responsabilidade à Polícia de Segurança Pública (PSP), a partir de amanhã, dia 1 de julho.
“Entre julho de 2018 e junho de 2020, a EG, enquanto UNCEPOL, coordenou e geriu a nível nacional, a candidatura de 574 participantes e 32 peritos, a 190 cursos residenciais, 14 projetos e 22 atividades online. Durante este período foram ainda divulgados 185 webinares que contaram com um volume de inscrições a nível nacional superior a 4600”, revela a GNR em comunicado.
Em Portugal, a Unidade Nacional CEPOL funciona segundo um modelo de serviço partilhado, sendo assegurada periodicamente pela EG, e por estabelecimentos homólogos de outras Forças e Serviços de Segurança. Integra ainda outros Parceiros Nacionais, designadamente a Academia Militar, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, a Fundação Minerva da Universidade Lusíada, a Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e a Autoridade Tributária e Aduaneira.
A CEPOL é uma agência da União Europeia que se dedica a desenvolver, implementar e coordenar a formação dos agentes das autoridades com funções policiais e congrega uma rede de institutos de formação para agentes das autoridades com funções policiais nos Estados-Membros da UE e apoia-os na oferta de formação de vanguarda sobre prioridades em matéria de segurança, cooperação no domínio da execução da lei e intercâmbio de informações.