A Associação Académica de Coimbra (AAC) decretou Luto Académico pela morte de dois jovens estudantes da Universidade de Coimbra que faleceram num trágico acidente no IP3.
A AAC “como forma de homenagem e respeito”, decretou Luto Académico para dia 12 de março, quarta-feira, convidando todos os estudantes “a unirem-se num momento de reflexão e solidariedade, às 10h45 em frente à FLUC, envergando Capa e Batina, como forma de respeito e união”.
“Além disso, todas as atividades do NEFLUC/AAC estarão suspensas durante esta semana”, refere o comunicado.
No acidente faleceram David Rodrigues e Rafael Fonseca, ambos com 22 anos e que estudavam na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e que regressavam a casa no concelho de Sátão, no distrito de Viseu, quando embateram num camião na zona do Chamadouro, no concelho de Santa Comba Dão.
David Rodrigues frequentava o 3.º ano da Licenciatura em Geografia da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, tendo falecido no local do acidente.
Já Rafael Fonseca, de 22 anos, que se encontrava no 3.º ano da Licenciatura em História da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, acabou por morrer ontem nos Hospitais da Universidade de Coimbra, para onde tinha sido transportado em estado grave.
“É com profundo pesar e imensa tristeza que o Núcleo de Estudantes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (NEFLUC/AAC) recebe a notícia do falecimento dos nossos colegas David Rodrigues e Rafael Fonseca. A sua partida prematura deixa um vazio imensurável na nossa comunidade académica, e neste momento de luto, queremos expressar as nossas mais sinceras condolências às suas famílias, amigos e a todos aqueles que tiveram o privilégio de partilhar com eles momentos de aprendizagem, companheirismo e amizade. A perda de dois dos nossos é sentida por todos. A Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra é mais do que um espaço de conhecimento, é um lar onde se criam laços que transcendem as salas de aula. Hoje, esse lar chora a ausência de dois dos seus, mas mantém viva a sua memória nos corações daqueles que os conheceram. Que o seu legado nos inspire a valorizar cada momento, cada amizade e a força da nossa união enquanto comunidade”, frisam ainda no comunicado.