CentroTV

Abertas as candidaturas para Jovens Autarcas de Poiares 2023

Já arrancou a quinta edição do Programa Jovens Autarcas, promovido pela Câmara de Vila Nova de Poiares.

“Neste momento decorre o período para apresentação de candidaturas, cuja data limite é 30 de novembro”, diz em nota a autarquia.

Segundo João Miguel Henriques, presidente da Câmara Municipal, “este programa assume um papel de destaque no fundamental processo de participação democrática, sobretudo por procurar aproximar as faixas mais jovens, permitindo-lhes apresentar as suas ideias, opiniões e perspetivas de futuro, valorizando-as e colocando-as em prática na definição daquelas que são as políticas a executar no concelho”.

“Ao proporcionar aos mais jovens a oportunidade de se envolverem na causa pública, assumindo uma maior participação cívica, e contribuindo de forma determinante e ativamente para a definição de políticas de proximidade, este projeto afirma-se como verdadeiramente inovador e promotor de melhores práticas democráticas”, referiu João Miguel Henriques.

“Recorde-se que esta iniciativa, promovida pela Câmara Municipal e que conta com a parceria do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares, replica o processo eleitoral autárquico, com os candidatos a apresentarem-se a eleições, desenvolvendo os seus programas eleitorais e gerindo as suas próprias campanhas, com o apoio do Município, concorrendo ao cargo de ‘jovem presidente’ e assim experimentar o que é ser ‘Presidente”, recorda a autarquia

Nos termos do regulamento, ao executivo eleito será atribuído pela Câmara de Vila Nova de Poiares um montante de 10 mil euros, que se destina à concretização dos programas e propostas definidas pelo executivo “Jovens Autarcas”, com base nos manifestos eleitorais que colocaram à votação pelos seus pares.

Após o período de apresentação das candidaturas, inicia-se o período de campanha eleitoral, entre 2 e 11 de dezembro. As eleições, na qual têm direito a voto os alunos com idades compreendidas entre os 11 e os 18 anos, decorrem a 13 de dezembro.