A abertura do troço da Linha da Beira Alta, entre as estações de Mangualde e Celorico da Beira, irá ocorrer no dia 30 de março, revela a Infraestruturas de Portugal (IP).
As obras de modernização da Linha da Beira Alta que a IP tem em curso serão “concluídas, na sua totalidade, até ao final do mês de março, sendo que a abertura completa à operação da linha até à Pampilhosa, incluindo a nova concordância de ligação à Linha do Norte, será possível assim que se conclua o conjunto de vistorias necessárias à emissão de certificados de conformidade no âmbito da regulamentação nacional de aplicação ferroviária (regras nacionais) para a Diretiva (UE) 2016/797 – Interoperabilidade do sistema ferroviário europeu”.
Estes certificados são “necessários sempre que uma nova linha entra ao serviço ou no caso de grandes modernizações, com longas paragens, como é a situação da Linha da Beira Alta”, explica a IP.
Para início da exploração pelos operadores ferroviários, é ainda necessário a realização de marchas de formação de maquinistas.
A reposição da circulação ferroviária na Linha da Beira Alta que a IP tem vindo a “realizar, decorre das diferentes fases evolutivas das empreitadas de modernização desta infraestrutura ferroviária em curso”.
Em resultado da “fase mais avançada de execução, já haviam sido asseguradas as condições de circulação e segurança para a reabertura do troço entre Celorico da Beira e Guarda, o que ocorreu no dia 25 de novembro de 2025”, salienta ainda a IP.
“Enquanto estritamente necessário, vão continuar a ser assegurados transportes rodoviários alternativos aos clientes da CP”, informa.
“Pode consultar os horários dos comboios, transbordo e respetivos locais de paragem aqui.”
Os investimentos em curso na Linha da Beira Alta visam “promover a utilização do transporte ferroviário, garantindo a todos os utilizadores uma infraestrutura ferroviária mais moderna, fiável, segura e ambientalmente sustentável”, diz a concluir.