CentroTV

Académica vence Vasco da Gama em basquetebol

A Académica vence no Parque das Camélias e termina 1ª fase na liderança da Zona Norte.

Os estudantes deslocaram-se ao Porto para defrontar o SC Vasco da Gama, na última jornada da 1ª fase do XVI Campeonato da Proliga.

A AAC entrou muito bem no encontro, criando situações de isolamento dos seus jogadores interiores e aproveitando para liderar desde cedo (3-11, nos primeiros 5 minutos). George Egorov esteve em destaque, com 14 pontos e 7 ressaltos, liderando os conimbricenses para um parcial de 12-22, no final do 1º período. No segundo período, manteve-se a supremacia dos estudantes de Coimbra, com destaque para José Vilela (8 pts + 2 res) e Gonçalo Ferreira (4 pts + 6 assistências). A Académica continuava a explorar a vantagem de estatura nas zonas próximas do cesto (30 pts na área restritiva), e aproveitava da melhor forma para aumentar a vantagem no marcador para 19 pontos (22-41).

Após o intervalo, os portuenses aumentaram a sua agressividade defensiva, criando muitos problemas ao ataque dos estudantes (10 perdas de bola durante este período). O Vaco da Gama melhorou as suas percentagens de lançamento e conseguiu vencer o 3º quarto, por 15-12. No derradeiro período, a Académica soube gerir as saídas de Malcolm Richardson, Frederico Simões, Gonçalo Ferreira (excluídos com 5 faltas) e Tiago Moço (2 anti-desportivas), tendo em George Egorov (30 pts + 21 ress), José Vilela (13 pts + 5 ress) e João Pragosa (8 pts, 10 ress e 3 desarmes de lançamento) as principais figuras de uma vitória que permite aos estudantes terminar a 1ª fase da Zona Norte, em 1º lugar.