Após a instalação dos doze Oleões GOTA, distribuídos pelo Concelho, o Município de Góis, em parceria com a EcoMovimento e a EcoXperience, apresentou o projeto “O Oleão Vai à Escola” no Agrupamento de Escolas de Góis – Góis, Vila Nova do Ceira e Alvares.

Esta iniciativa, que decorre desde 2011, tem como missão “sensibilizar toda a comunidade escolar, através de experiências práticas com os mais novos. Com esta atividade pretende-se promover a contínua melhoria do ambiente, através da necessidade de reciclar e valorizar este resíduo, assim como sensibilizar para uma crescente responsabilidade ambiental e social, de forma a aumentar a qualidade de vida daqueles que nos rodeiam e para gerações futuras”, diz em nota a autarquia.

Estes Oleões são “contentores concebidos para a recolha de óleos alimentares usados e são produzidos em Portugal, através de matéria prima reciclável. A correta reciclagem, através dos oleões, permite a transformação dos Óleos Alimentares Usados em biodiesel. Desta forma estamos a contribuir para a preservação dos solos, rios e mares de contaminação”, conclui.