CentroTV

Ação de voluntariado ambiental tirou lixo das margens do Mondego

Um grupo de estudantes da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), apoiado pelo clube Coimbra Stand Up Paddle, pela empresa municipal Águas de Coimbra e pelo banco Santander, mobilizou-se para retirar o lixo que se acumula nas margens do rio Mondego, entre a Ponte de Santa Clara e a Ponte Pedonal Pedro e Inês.

A ação de voluntariado ambiental decorreu ao longo da manhã de sábado, com o tema “Mondego limpo tem mais encanto”, e cumpriu o objetivo de “retirar plástico, garrafas de vidro, latas, máscaras cirúrgicas e todo o género de desperdício que se encontrava ao longo das margens do rio, em particular junto ao Museu da Água de Coimbra. Depois de recolhido, o lixo foi devidamente separado e colocado nos contentores próprios”, adianta a Águas de Coimbra em comunicado.

A iniciativa partiu dos alunos da ESEnfC, sob a coordenação da professora Marina Montezuma. “A escola é signatária do Compromisso das Instituições do Ensino Superior com o Desenvolvimento Sustentável (2019), pelo que demonstra através das suas práticas diárias uma preocupação com os princípios de um desenvolvimento sustentável”, refere.

Como candidata a ECO- Escola 2019/2020, a ESEnfC, para além da sua intervenção ao nível da gestão ambiental do campus escolar, promove ativamente a mudança de comportamentos e de atitudes na comunidade académica. “Desta forma, a ação de voluntariado ambiental e a participação social na limpeza das margens do Rio Mondego contribuiu, também, para fomentar o espírito de cidadania ativa junto dos estudantes”, sublinha a concluir.