CentroTV

Adega da Quinta do Torrel vai ser transformada em Posto de Turismo

O projeto foi aprovado por unanimidade em reunião da Câmara Municipal e vai permitir reabilitar e adaptar a antiga Adega do Torrel de forma a poder acolher Posto de Turismo e Espaço Museológico.

«Trata-se de um edifício histórico e pretendemos dar-lhe nova vida, mantendo a sua icónica traça original», referiu o Presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques, acrescentando que a sua localização, mesmo à entrada da vila e junto à EN-2, «é ideal para que ali possa ser enquadrado um posto de turismo, servindo também de importante apoio aos utilizadores da Rota da EN-2 que cada vez mais nos procuram».

De acordo com o projeto aprovado, com um investimento estimado de cerca de 400 mil euros, «será preservada a atmosfera do espaço existente numa atitude que passa por demolir as intervenções posteriores á construção inicial, reinterpretando os sistemas construtivos originais, mesclando-os com processos atuais que permitam uma melhor eficiência na utilização dos espaços, dotando-o de condições capazes de interagir pedagogicamente com os futuros utilizadores e visitantes.

A ideia é que a partir da antiga Adega da Quinta de Torrel se possam apontar referências capazes de mostrarem aos visitantes do concelho um breve conhecimento da história, cultura e etnografia local.

O objetivo, de acordo com a memória descritiva, «será continuar a apresentar o espaço na sua essência enquanto Adega, mas também conciliá-lo e adaptá-lo a outras valências e atividades, como espaço expositivo com exposições permanentes, exposições temporárias, pólo de oficinas criativas, mostra, apresentação e loja de produtos endógenos, conferências e Posto de turismo».

Refira-se que o projeto foi ainda candidatado ao Programa Valorizar do Turismo de Portugal, na linha de apoio à valorização turística do interior, encontrando-se ainda a aguardar decisão.