A Assembleia Geral da ADEPTOLIVA – Associação para o Desenvolvimento do Ensino Profissional nos Concelhos de Tábua, Oliveira do Hospital e Arganil aprovou por unanimidade, louvor e aclamação o Relatório de Gestão e Contas de 2025, assinalando aquele que foi o melhor resultado financeiro da história da instituição.
A direção considera que os resultados alcançados refletem uma gestão rigorosa e uma estratégia sustentada de crescimento, modernização e consolidação da atividade da associação. Para o presidente da ADEPTOLIVA, Daniel Dinis Costa, a aprovação das contas representa o reconhecimento do trabalho desenvolvido nos últimos anos.
“Este resultado histórico vem reforçar o nosso compromisso com a sustentabilidade pedagógica e financeira da instituição, permitindo reforçar o investimento na modernização da escola, na melhoria contínua das condições de ensino e aprendizagem para docentes e não docentes e, fundamentalmente, no sucesso dos nossos alunos”, afirmou.
O responsável aproveitou ainda a ocasião para agradecer o contributo de toda a comunidade educativa e dos parceiros institucionais, destacando o envolvimento dos alunos, docentes, funcionários, encarregados de educação, associados promotores e dos municípios fundadores de Oliveira do Hospital e Tábua.
Durante a sessão, Nuno Gomes, vice-provedor da Santa Casa da Misericórdia de Arganil e representante de uma das entidades promotoras da associação, destacou a robustez financeira da ADEPTOLIVA. O dirigente salientou não apenas o resultado histórico alcançado, mas também a evolução positiva do ativo não corrente, que considera determinante para assegurar a sustentabilidade e o crescimento futuro da instituição.

No plano educativo, o ano letivo de 2025/2026 ficou marcado por um crescimento significativo da EPTOLIVA, que atingiu um número recorde de 340 alunos distribuídos por 23 cursos profissionais. A aposta na internacionalização contribuiu igualmente para uma maior diversidade da comunidade escolar, que integra atualmente estudantes de 13 nacionalidades.
A direção apresentou ainda os principais objetivos para 2026, assentes em quatro eixos estratégicos: o reforço da oferta formativa, através da apresentação de 16 novos cursos profissionais ajustados às necessidades do mercado de trabalho; uma nova estratégia de comunicação para estreitar a ligação à comunidade; a entrada em pleno funcionamento dos Centros Tecnológicos Especializados nas áreas da Informática e do Digital; e a consolidação dos projetos sociais e educativos em curso.
Entre os projetos em destaque encontram-se o Centro Qualifica, que já contabiliza cerca de 1.500 inscrições, o programa “CLDS 5G Tábua + Inclusiva”, com intervenção em todas as freguesias do concelho, e o Programa Escolhas “Missão Futuros”. A estas valências juntar-se-á em breve um novo espaço físico destinado a centralizar a sua atividade.
Os representantes dos municípios de Oliveira do Hospital e Tábua na direção da associação, Graça Brito e David Pinto, elogiaram o percurso da EPTOLIVA e a sua capacidade de adaptação aos desafios futuros.
Os responsáveis sublinharam tratar-se de “uma escola que tem sabido afirmar-se e crescer de forma sustentada”, destacando os excelentes indicadores financeiros, a visão estratégica da instituição e o impacto que continua a gerar no desenvolvimento da região.
A reunião terminou com a aprovação unânime de um voto de louvor, proposto por Miguel Ventura, presidente da Assembleia Geral, dirigido à Direção da ADEPTOLIVA, Direção Executiva, corpo docente, pessoal não docente e restantes colaboradores, pelo trabalho desenvolvido na afirmação da instituição como uma referência educativa, económica e social na região.







































































