CentroTV

Adiamento do Festival Literário Internacional do Interior “Palavras de Fogo”

Devido à pandemia da Covid-19, a terceira edição do Festival Literário Internacional do Interior (FLII) – Palavras de Fogo, que deveria decorrer entre os dias 13 e 17 de junho, fica adiada os dias 15, 16, 17 e 18 de outubro.

Sob o lema “A arte e a cultura como reanimadores de uma região e de um povo”, envolvendo desta vez 11 concelhos dos distritos de Coimbra e Leiria afetados pelos incêndios de 2017, o FLII continua, conforme a sua matriz, a lembrar os fogos florestais devastadores de 2017 e suas vítimas.

Há três anos, depois do incêndio de 15 de junho, a tragédia regressou em 15 de outubro.

Logo na primeira edição, em 2018, o Festival Literário Internacional do Interior passou a ter como patrono Sua Exª. o Senhor Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Os parceiros associados da iniciativa são a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), a Direção Regional de Cultura do Centro, a Universidade de Coimbra, a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), a Fundação Cuidar O Futuro e a Casa-Museu Fernando Namora.

Trata-se de um evento intermunicipal, coordenado pela Arte-Via Cooperativa, da Lousã, que decorrerá em 11 municípios, com o objetivo de levar os livros e os escritores aos sítios mais inusitados e imprevisíveis, como fábricas, campos, praias, igrejas, mercados, romarias, locais onde as pessoas trabalham e convivem.

Ou seja, os livros vão ao encontro dos públicos porque também eles têm saudades.

Esta edição é dedicada a Maria de Lourdes Pintasilgo e ao nonagésimo aniversário do seu nascimento, bem como a Fernando Namora e ao centenário do seu nascimento.

Com o tema transversal “Cuidar o Futuro”, e porque este é um festival de causas, pretendemos abordar questões candentes para o devir do mundo, desde logo a emergência ambiental.

Este festival congrega autarquias e instituições dos municípios de Ansião, Alvaiázere, Pedrógão Grande, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Penela, Arganil, Tábua, Miranda do Corvo (Fundação ADFP), Lousã (Cooperativa Arte-Via) e Pampilhosa da Serra (Associação Cultural e Recreativa de Pescanseco).