O presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Manuel Machado, assinou o auto de consignação da empreitada de requalificação da vedação do Aeródromo Municipal Bissaya Barreto. A obra fica assim entregue à empresa Lado Renovado–Construções, Lda., representa um investimento de 116.038,31 euros (IVA incluído) e tem um prazo de execução de 60 dias.
A vedação do Aeródromo Municipal Bissaya Barreto, que se encontra em estado de degradação e necessita de uma intervenção de urgência, tal como indicado pela Autoridade Nacional de Aviação Civil, vai ser requalificada. Com esta obra, a autarquia garante, assim, a segurança no local, ao impedir o acesso de pessoas não autorizadas e animais às áreas operacionais do Aeródromo.
“Esta é uma obra simples, mas extremamente importante, porque em 30 anos é a primeira vez que se faz uma intervenção global na zona de segurança desta infraestrutura municipal”, salientou o presidente da CM Coimbra, Manuel Machado.
O crescimento da vegetação através da própria rede da vedação do Aeródromo e a natural degradação da mesma levou à existência de vários buracos na rede da vedação, que pioraram com a ação da tempestade ‘Leslie’, nos dias 13 e 14 de outubro. Esta anomalia será agora reparada de forma a cumprir as exigências da lei.
Depois da situação ter sido detetada pelos serviços municipais e, também, pela Autoridade Nacional de Aviação Civil, a CM Coimbra apressou-se a realizar o projeto de execução da empreitada, realizado pela Divisão de Estudos e Projetos da autarquia, e a avançar com os procedimentos exigidos legalmente para a execução da obra. A empreitada foi aprovada no final de abril e arranca agora.
A empresa Lado Renovado – Construções, Lda. venceu o concurso, ao apresentar o preço mais baixo.
A empreitada consiste “na desmatação e decapagem do terreno em toda a extensão da vedação, colocação de vedação em rede elástica no topo, cravação de grampo/gancho em varão nervurado para fixação da rede, substituição e reparação de parte da rede danificada e realização de um pavimento em tout-venant confinante com a rede”, segundo a informação dos serviços municipais.
O Aeródromo Municipal Bissaya Barreto é uma infraestrutura aeroportuária que integra a rede secundária de aeródromos nacionais, certificada pela Autoridade Nacional de Aviação Civil como aeródromo de Classe II, com validade até maio de 2019.