CentroTV

Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital entrega diplomas aos melhores alunos

O Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH) organizar, no próximo dia 1 de outubro, a cerimónia de entrega dos diplomas do Quadro de Mérito, iniciativa que pretende homenagear os alunos que, anualmente, mais se distinguem através dos seus resultados académicos ou de iniciativas relevantes para a vida escolar.

A direção do Agrupamento refere em nota que, ao todo, “serão distinguidos 211 alunos cujos resultados, no final do ano letivo passado, permitiram a entrada no Quadro de Mérito – 42 no primeiro ciclo; 32 no 2.º ciclo; 50 no 3.º ciclo; e 87 no ensino secundário”.

“Por norma, a entrega dos diplomas do Quadro de Mérito decorre durante uma cerimónia que reúne anualmente centenas de convidados, entre alunos, famílias e professores, constituindo um ponto alto de reconhecimento da qualidade do trabalho desenvolvido pela comunidade escolar ao longo do ano. Em 2020, devido às restrições impostas pela pandemia, a entrega dos diplomas foi feita numa cerimónia privada, de forma parcelar, e divulgada em vídeo através das redes sociais, revela.

Este ano, a cerimónia “readquire o carácter presencial, mas a entrega será feita em horários diferentes, consoante os níveis de ensino. Ao todo haverá 211 alunos a receber o Diploma de Mérito devido a resultados escolares e 44 irão integrar o Quadro de Valor do AEOH. A cerimónia terá início às 19h30, com a primeira parte destinada ao reconhecimento dos alunos que concluíram o 1.º ciclo. Às 20h00 inicia-se o segmento do 2.º ciclo, às 20h30 o do 3.º ciclo e a secção final, a partir das 21h30, é preenchida com o ensino secundário”.

Para aceder ao Quadro de Mérito por excelentes resultados escolares, os alunos “necessitam, no 4.º ano de escolaridade, de obter a menção de Muito Bom nas áreas curriculares de Português, Matemática e Estudo do Meio e o mínimo de Bom nas restantes áreas. Nos 2.º e 3.º ciclos devem ter uma média superior a 4,5 valores e nenhum nível inferior a 3. Já no ensino secundário, necessitam de uma média mínima de 15 valores no ensino profissional ou 16 valores nos cursos científico-humanísticos”, realça a escola.

No Quadro de Valor são integrados os alunos que “revelaram apurado sentido de ajuda no estudo, no recreio e nas atividades da turma ou que participaram em atividades de auxílio aos semelhantes ou representaram o AEOH em iniciativas de âmbito nacional”, conclui.