CentroTV

Agrupamento de Escolas de Penamacor assinala Dia do Patrono

O Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches (AERS) de Penamacor assinalou o Dia do Patrono, a 6 de março, com um dia aberto à comunidade e que compreendeu inúmeras atividades.

O dia arrancou com uma cerimónia no auditório da sede do AERS, na qual foram entregues certificados e diplomas a alunos, professores, funcionários e instituições que colaboram com a instituição de ensino.

Seguiram-se dois momentos musicais, a cargo dos alunos da Academia de Música e Dança do Fundão, testemunhos de antigos alunos do Agrupamento e a palestra “Saúde Pública: de Ribeiro Sanches à Medicina do Futuro” por Manuel Sobrinho Simões.

Manuel Sobrinho Simões nasceu no Porto. Licenciou-se e doutorou-se em Patologia Oncológica na Faculdade de Medicina daquela cidade em 1971, tendo realizado o pós-doutoramento em 1979-80 no Instituto de Cancro da Noruega. Ajudou a criar e dirige desde a sua fundação o Ipatimup. Presidiu à Sociedade Europeia de Patologia de 1999 a 2001, depois de ter sido secretário-geral de 1989 a 1997. Foi distinguido com os prémios Bordalo de Ciência, em 1996, e Pessoa, em 2002. Foi ordenado Grande Cavaleiro da Ordem Real da Noruega e Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique. É professor catedrático e diretor do Departamento de Patologia e Oncologia da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, chefe de serviço no Hospital de São João, diretor do Ipatimup e vice-presidente do Health Cluster Portugal.

Durante o dia, decorreram, ainda, diversas atividades, entre as quais atividades de orientação ORART, exposições, atividades laboratoriais, atividades lúdicas, jogos didáticos, atividades de aeronáutica e aeromodelismo e passeios a cavalo.

O Município de Penamacor esteve representado pelo presidente, António Luís Beites Soares, e pelo Vice-Presidente, Manuel Joaquim Ribeiro Robalo.

Para o autarca, este é “um dia com um grande simbolismo para a comunidade escolar do concelho que, ano após ano, relembra a ilustre figura de Ribeiro Sanches”.

António Luís Beites Soares lembrou que o “doutor Manuel Sobrinho Simões é outra ilustre figura, nossa contemporânea”, defendendo era importante aproveitar a sua presença e os seus conhecimentos, tornado o dia proveitoso.