CentroTV

Agrupamento e Centros Escolares de Poiares receberam Bandeira Verde Eco-Escolas

O Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares tornou-se num verdadeiro ‘Eco-Agrupamento’ ao receber em todas as escolas a bandeira verde Eco-Escola.

A atribuição da Bandeira Verde Eco-Escolas é, pois, um dos vários prémios com que as escolas podem ser contempladas e que representa  o culminar do trabalho anual, reconhecendo a existência de uma escola com trabalho de qualidade na área do ambiente, através de um símbolo mundialmente reconhecido.

Em Vila Nova de Poiares não foi apenas uma escola, mas todas as escolas do agrupamento, tendo a cerimonia de hasteamento da bandeira decorrido no recinto da sede do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares, na presença do presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques e do diretor do agrupamento, Eduardo Sequeira, acompanhados de vários docentes, alunos e pessoal não-docente.

A atribuição da bandeira ao agrupamento representa o culminar de um trabalho desenvolvido ao longo do ano, na promoção de boas práticas ambientais e sensibilização de alunos e pais para uma maior consciência da importância de adoção de comportamentos amigos do ambiente.

O diretor do Agrupamento de Escolas sublinhou a reponsabilidade acrescida que representa a atribuição deste galardão a todas as escolas do agrupamento de Vila Nova de Poiares, não escondendo o orgulho pelo reconhecimento do trabalho desenvolvido por alunos, pais, e toda a comunidade educativa.

Para o presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques, a atribuição da bandeira verde Eco-Escolas representa «não só o reconhecimento das boas práticas desenvolvidas, como também a responsabilidade de, cada vez mais, pugnarmos pela criação de cidadãos responsáveis, com comportamentos que defendam o bem-estar ambiental e a conservação da natureza».

O mesmo responsável sublinhou ainda a importância do envolvimento dos jovens neste esforço coletivo, já que «eles serão os adultos do amanhã», afirmou, reforçando «o papel fundamental que eles desempenham junto das suas famílias, como agentes de mudança de hábitos e comportamentos e veículos primordiais na generalização de práticas de defesa do meio-ambiente», para que em conjunto «todos possamos defender esta casa maravilhosa em que vivemos, o nosso planeta», concluiu.

Refira-se que o Programa Eco-Escolas é uma iniciativa de âmbito internacional da Foundation for Environmental Education (FEE), que tem como  principal objetivo promover uma cidadania ativa e participativa encorajando ações e premiando o trabalho de qualidade desenvolvido por cada escola em benefício do ambiente/sustentabilidade.