CentroTV

Águas de Coimbra e Águas do Centro Litoral promovem H2Off – Hora de fechar a torneira!

A iniciativa H2OFF – Hora de fechar a torneira! é promovida pela APDA, através da sua Comissão Especializada de Comunicação e Educação Ambiental, e tem como objetivo motivar a mudança consciente de comportamentos sobre o uso correto e eficiente da água, incitando à proteção e preservação da mesma.

“O desafio é simples: fechar a torneira por uma hora, sem qualquer consumo de água, entre as 22h00 e as 23h00 do dia 22 de março, Dia Mundial da Água, num gesto deliberado e consciente”, adianta. a organização em nota.

A primeira edição contou com o “apoio de várias entidades públicas e privadas, bem como com o envolvimento de dezenas de figuras públicas denominados de Embaixadores, contando-se com artistas, atletas entre outras personalidades reconhecidas a nível nacional e internacional, sendo objetivo da Comissão nesta segunda edição, continuar a aumentar o número de envolvidos neste importante movimento que é de todos”.

“Num momento em que Portugal enfrenta um cenário de seca em todo o país, torna-se imperioso lançar a discussão sobre o uso eficiente da água e cabe a todas as entidades promover uma reflexão sobre o tema, sendo essencial a mudança de comportamentos no que ao consumo da água diz respeito”, frisa.

O Dia Mundial da Água foi instituído em 1993 pela ONU e pretende “promover a reflexão sobre os problemas que ameaçam este recurso, essencial à vida. Este dia também homenageia todos os que cuidam deste recurso e que estão na linha da frente, a assegurar que os serviços públicos essenciais de abastecimento de água e de tratamento das águas residuais sejam prestados com a devida qualidade”.

“Convicta da relevância deste movimento de cidadania, que se pretende que contribua para a valorização da água, através de uma ação mediática e de sensibilização a nível nacional, a Comissão Especializada de Comunicação e Educação Ambiental da APDA desafia também as entidades públicas e privadas a se associarem à H2Off e a divulgarem esta ação internamente e junto da comunidade.”, conclui