CentroTV

Águas de Coimbra garante segurança da água da torneira

Capturefile: G:ÆäÀÌÁî¿ø¿øº»3water Cwater Cwater C-098.tif CaptureSN: CD000868.004802 Software: Capture One DB for Windows

A empresa municipal Águas de Coimbra presta um “serviço público essencial e que assume uma relevância acrescida na situação atual de pandemia do COVID-19”.

“Como tal, vem reforçar que a água da torneira continuará a ser disponibilizada de forma segura a todos os consumidores do Município de Coimbra”, adianta em comunicado.

“Importa sublinhar que não é necessário recorrer à compra de água engarrafada, uma vez que não existe qualquer evidência de que o vírus que provoca a COVID-19 seja transmitido pela água potável”, refere.

Segundo uma comunicação emitida pela Comissão Especializada da Qualidade da Água (de que a Águas de Coimbra faz parte), da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), em Portugal, o “indicador de água segura situa-se na ordem dos 99%, podendo garantir-se à população que pode beber água da torneira com confiança”.

A Águas de Coimbra põe em prática “medidas rigorosas de higiene nas estações de tratamento de água. Os processos existentes de tratamento e desinfeção da água, incluindo o uso de cloro, são eficazes na remoção de vírus na água. As entidades gestoras, como a Águas de Coimbra, estão em contato com as respetivas Autoridades de Saúde para monitorizar, entender o vírus e o seu impacto na saúde humana, à medida que o conhecimento se vai desenvolvendo”.

Existe um Plano de Contingência preparado, bem como um plano de comunicação para emergências relativas à qualidade da água para consumo humano. Esses protocolos estão permanentemente a ser atualizados de acordo com as informações mais atuais que estão disponíveis.

“Mesmo num cenário de serviços mínimos a operar, esclarece-se que, na sua maioria, as estações de tratamento de água são seguras, têm energia de reserva e requerem poucos funcionários para operá-las; e algumas estações de tratamento de água podem ser operadas remotamente”, frisa a concluir.