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Águas de Coimbra quer alcançar 15 por cento de perdas em três anos

O combate ao desperdício e a diminuição das perdas de água identificadas no sistema de abastecimento são objetivos prioritários e estratégicos da Águas de Coimbra, que apresenta, nesta data, um valor de 19 por cento de volume de água não faturada.

“Num ano particularmente seco, com impacto nas reservas de água de algumas zonas do país, a temática das perdas de água assume particular importância. Escolhemos, por isso, o Dia Nacional da Água para dar a conhecer as principais medidas que estão a ser implementadas para diminuir o desperdício. Entre elas, a apresentação pública de uma campanha de sensibilização para o combate ao desperdício de água, que começa hoje a ser visível na cidade”, frisou hoje em conferência de imprensa o presidente da Águas de Coimbra, Alfeu Sá Marques.

“O que de mais relevante a empresa municipal está a fazer para conseguir diminuir as perdas de água. Realça-se que a Águas de Coimbra gere os sistemas públicos de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais domésticas e pluviais, que abrangem, no abastecimento de água, cerca de 1.190 km de redes de distribuição, 53 reservatórios e 37 estações elevatórias; e, na drenagem de águas residuais, cerca de 1.147 km de redes (dos quais 250 km são pluviais) e 46 estações elevatórias de águas residuais”, referiu.

Adiantando que “para gerir eficazmente a rede pública de abastecimento, de forma a facilitar a deteção de fugas e assim combater as perdas e o volume de água não faturada, a empresa municipal Águas de Coimbra tem vindo a proceder à setorização do sistema que, atualmente, se encontra dividido em 132 Zonas de Medição e Controlo (ZMC). Esta setorização permite monitorizar com maior rigor os caudais distribuídos, através da instalação de caudalímetros (medidores de caudal) em pontos estratégicos da rede. Possibilita, ainda, identificar de forma mais célere a ocorrência de avarias e roturas, atuando sobre elas com maior eficácia”.

O investimento na “qualidade e eficiência dos sistemas de abastecimento de água e de drenagem, através da renovação de troços de condutas e coletores que registam pior desempenho, é constante”.

A empresa municipal Águas de Coimbra também iniciou contactos com os municípios vizinhos de Condeixa-a-Nova e Mealhada para estudar a possibilidade de uma empresa intermunicipal, afirmou hoje o presidente daquela instituição.

“Iniciámos contactos com a Câmara de Condeixa-a-Nova e com a Câmara da Mealhada para analisarmos e estudarmos a possibilidade de uma empresa de âmbito mais alargado”, revelou Alfeu Sá Marques.

Entre 2006 e 2021, foram reabilitados 314 quilómetros de condutas de água e 13.463 ramais de água, representando um investimento global de aproximadamente 20 milhões de euros. No mesmo período, foram reabilitados 67 Km de coletores de águas residuais domésticas e pluviais.

Este é um investimento “fundamental para o reforço da segurança e resiliência dos sistemas públicos. O esforço realizado na reabilitação das redes, substituindo condutas e coletores antigos por materiais com melhor desempenho e qualidade, contribui diretamente e de forma decisiva para a redução do desperdício ambiental. Tem ainda um forte impacto na melhoria da qualidade do serviço prestado aos munícipes, uma vez que se melhoram as condições de caudal e pressão e se previnem falhas no fornecimento de água”.

O sistema de leitura à distância já está instalado em 68% dos clientes da Águas de Coimbra. A empresa municipal quer alargar a instalação desta tecnologia a todo o concelho, prevendo-se que, até 2025, o sistema de telemetria alcance todos os clientes da empresa.

“As vantagens da telemetria são claras e beneficiam não só a eficiência dos serviços, como também a relação comercial com o cliente. A faturação passa a ser feita com base na leitura real, eliminando a estimativa de consumo. Para além disso, esta tecnologia é, como já se referiu, um excelente instrumento na luta contra as perdas de água, já que permite, com maior celeridade, detetar anomalias nos sistemas”, realça.

Existem diferentes procedimentos para a deteção de fugas e perdas de água, nomeadamente a modelação matemática, a realização de fechos de água sequenciais e a utilização de equipamentos de deteção acústica, salienta ainda a Águas de Coimbra.

Para a realização de fechos de água sequenciais e a utilização de equipamentos de deteção acústica existem “duas equipas a trabalhar em períodos diurnos e noturnos”.

Também no que concerne às “afluências indevidas são efetuadas campanhas de deteção das mesmas, através da execução de testes de fumo nos ramais e da instalação de caudalímetros nos coletores”.

Esta sessão de esclarecimento sobre as medidas adotadas para diminuir as perdas de água serve de enquadramento, no Dia Nacional da Água, ao lançamento de uma campanha pública de sensibilização que começa hoje a ser visível. 

O objetivo da nova comunicação é apelar à colaboração de todos para que reportem à empresa municipal qualquer fuga de água que observem na via pública, contribuindo para que seja rapidamente resolvida. Para esse efeito, para além da linha verde da Águas de Coimbra, que está sempre disponível – 800 202 354 (chamada gratuita) -, a empresa municipal vai disponibilizar uma linha de WhatsApp com o contacto 915037799, que funcionará exclusivamente para este fim e para a qual será simples e rápido o cidadão enviar foto e localização da rotura que identificou.

Esta é uma campanha que pretende “consciencializar e, acima de tudo, mobilizar os munícipes para uma causa que é de todos”.

A Águas de Coimbra tem vindo, ainda, a realizar ações de “incentivo ao consumo de água da rede pública, reconhecida, em Coimbra, pela excelente qualidade para consumo humano, para além de sensibilizar a comunidade para o valor da água e para a importância de utilizar este recurso de modo mais eficiente”.