CentroTV

Águeda, Idanha-a-Nova, Óbidos, São Pedro do Sul e Seia unidos em projeto cultural

A segunda edição do projeto de Cultura em Rede – “5 Municípios, 5 Culturas, 5 Sentidos”, vulgo Projeto 5, acaba de ser oficialmente lançada no Salão Nobre da Câmara Municipal de Águeda.

No âmbito do “intercâmbio de culturas e sentidos” serão apresentados 20 espetáculos que vão entrar em itinerância pelos Municípios de Águeda, Idanha-a-Nova, Óbidos, São Pedro do Sul e Seia. Será ainda realizada uma coprodução artística entre a comunidade destes 5 Municípios e uma reputada companhia nacional que levará 5 espetáculos a este vasto território, 1 por cada Município, pela valorização do património material e imaterial.

Esta quarta-feira, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Águeda, o vice-presidente da Câmara Municipal da cidade anfitriã da apresentação do Projeto 5, Edson Santos, traçou as linhas mestras da segunda edição da iniciativa de cultura em rede 5 Municípios, 5 Culturas, 5 Sentidos. 

“A forma como correu a primeira edição do Projeto5, mesmo em plena pandemia, permitiu-nos fazer esta troca de experiências técnicas, culturais e sociais. Correu tão bem que agora eis-nos chegados a esta segunda edição de um projeto que une estes 5 Municípios tão diferentes mas, ao mesmo tempo, tão iguais. Pretendemos que a Cultura esteja mais próxima dos cidadãos, captar mais visitantes para os nossos concelhos e também dar a conhecer as nossas associações e o melhor que se faz localmente”, enfatizou Edson Santosno arranque da apresentação do Projeto 5.

A segunda edição do Projeto 5 irá levar aos 5 Municípios desta Rede Cultural – Águeda, Idanha-a-Nova, Óbidos, São Pedro do Sul e Seia – 20 espetáculos multidisciplinares itinerantes, 4 em cada Município. Esta Rede tem como intuito promover a dinamização da atividade cultural em estreita articulação com a valorização do património distintivo destes cinco territórios, por forma a incrementar a captação de fluxos turísticos para os Municípios e para a Região Centro no pós-pandemia.

Esta segunda edição irá unir estes cinco territórios geograficamente distantes com várias propostas culturais, um desafio que, ao mesmo tempo, será também uma oportunidade para solidificar esta rede de cooperação.

Tendo em conta as potencialidades dos diversos Municípios para a promoção artística com base a sua própria identidade cultural, a par com os espetáculos itinerantes decorrerá uma coprodução artística entre a comunidade local e uma reputada companhia nacional, que levará 5 espetáculos a este vasto território, 1 por cada Município.

Numa primeira fase decorrerá um período de residências artísticas onde irão participar agentes culturais de cada um dos Municípios, envolvendo desta forma a comunidade de forma direta no desenvolvimento do projeto. Após o período de residência artística, o projeto artístico criado entra em itinerância, originando espetáculos sociocomunitários, estimulando a inclusão social, o acesso à cultura e a formação e qualificação de públicos.

Procura-se com esta coprodução criada de raiz no Projeto 5, estimular a produção artística, o enriquecimento cultural e a criação de um espetáculo altamente diferenciador, que concorrerá para a valorização do património (material e imaterial), enraizado e alinhado com as identidades culturais do conjunto dos territórios de Águeda, Idanha-a-Nova, Óbidos, São Pedro do Sul e Seia.