CentroTV

Alexandrino congratula-se com aumento do apoio às empresas atingidas pelos fogos de 15 de outubro

O presidente da Câmara de Oliveira do Hospital congratula-se com a decisão do Governo de aumentar para 85 por cento o apoio às empresas atingidas pelos fogos de 15 de outubro.

“Hoje, não posso deixar de me congratular publicamente com a resolução do Conselho de Ministros que, nesta quinta-feira (dia 5 de Abril), decidiu que todas as empresas afetadas pelos trágicos incêndios dos dias 15 e 16 de Outubro de 2018, vão beneficiar de um apoio público à Reposição da Competitividade e Capacidades Produtivas de 85 por cento”, adianta José Carlos Alexandrino em comunicado enviado à CentroTV.

Esta decisão, significa que “valeu a pena toda a luta que travámos, desde a primeira hora”, junto do primeiro ministro de Portugal, do ministro do Planeamento e das Infraestruturas, para que as empresas do Município de Oliveira do Hospital afetadas pelos incêndios “tivessem acesso – independentemente do montante dos prejuízos apurados – ao mesmo tipo de apoio concedido às empresas afetadas pelos incêndios que ocorreram noutras zonas do país, em Junho de 2017”.

O autarca eleito pelo PS adianta que “esta nossa reivindicação, que mereceu agora a concordância do Governo, foi apresentada ao primeiro ministro e ao ministro do Planeamento e das Infraestruturas, aquando da visita daqueles governantes a Oliveira do Hospital, porque os nossos empresários não podiam ser alvo de qualquer tipo de discriminação ao nível dos apoios concedidos ao abrigo do Sistema de Apoio à Reposição da Competitividade e Capacidades Produtivas”.

Realça ainda o “importante apoio político que sempre obtivemos na defesa desta causa” por parte do Presidente da República, que “nas suas visitas a Oliveira do Hospital, se posicionou sempre como um aliado para a reposição da justiça ao nível dos apoios do Estado”.

Deixa também um agradecimento à presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Ana Abrunhosa, que “desempenhou em todo este processo e também todo o esforço que, com a sua equipa, vem desenvolvendo para que a reposição da competitividade e capacidades produtivas das nossas empresas sejam repostas com a maior celeridade possível”.

Referindo em seguida que da parte do executivo camarário “a que tenho a honra de presidir, os Oliveirenses sabem que, desde o primeiro dia, tudo temos feito – e continuaremos a fazer – para tentar promover o regresso à normalidade num concelho que recentemente viveu os dias mais trágicos da sua história”.

“Os oliveirenses podem também estar confiantes de que tudo faremos para resolver as situações de cidadãos, pequenos agricultores, empresários industriais ou agrícolas, afetados pelos incêndios, que tenham ainda processos pendentes”, conclui o autarca.