CentroTV

Altice instala 5G na Web Summit e renovou parceria por dez anos para o naming Altice Arena

Pelo quarto ano consecutivo, a Altice Portugal assegura todas as redes e comunicações da Web Summit, o maior evento de Tecnologia da Europa.

“Este ano com uma novidade que reforça o seu posicionamento de inovação e vanguarda tecnológica com a cobertura total 5G da Altice Arena que se torna na primeira Arena em Portugal e uma das primeiras na Europa com esta tecnologia”, adianta a Altice em comunicado enviado à CentroTV.

A Altice Portugal e a Altice Arena assinalaram hoje também a renovação da sua parceria por mais dez anos, dando naming e garantindo tecnologia 5G à maior sala de espetáculos do país e uma das dez maiores da Europa.

Durante os quatro dias do evento, será possível, a quem esteja no interior da Altice Arena, através de um terminal 5G ligar-se à rede do futuro e experimentar a rapidez e a menor latência nas comunicações.

De recordar que a Altice Arena é a maior arena de espetáculos em Portugal, com capacidade para 20.000 espectadores. Todos os espaços terão cobertura 5G: a sala Arena (onde ocorrem os maiores espetáculos/concertos), os espaços deambulatórios e a entrada principal.

Ao abrigo dos testes de validação da tecnologia, a Altice Portugal procedeu à instalação de antenas e equipamentos de rede avançados 5G da Huawei. Foram aliás estes equipamentos que permitiram a realização da primeira videochamada em Portugal, feita esta manhã, utilizando rede 5G entre duas estações localizadas em pontos diferentes: Picoas e Altice Arena.

Esta videochamada, de alta qualidade, esteve assente na elevada performance do 5G, bem como da rede de fibra do MEO no transporte de dados de tráfego. A videochamada decorreu entre terminais de topo de gama 5G da Huawei, recorrendo a uma app de utilização comum, e entre as estações 5G da Altice Arena e de Picoas (a primeira estação 5G Live da Altice Portugal).

A esta cobertura 5G, juntam-se ainda um reforço da cobertura 4,5G na Altice Arena e na FIL ao que acresce mais 44km de cabo de rede UTP e três km de fibra ótica a cobrir os dois espaços onde terá lugar o evento.

Durante a edição de 2019, são esperadas mais de três milhões de sessões únicas estabelecidas à rede WiFi, através de mais de 55.000 dispositivos únicos ligados com tráfego de 90 TBytes de dados.

A infraestrutura da Altice Arena foi ainda reforçada para suportar 20.000 dispositivos pela rede Wireless, quatro acessos em Fibra Ótica a 10 Gbps redundantes ao nível de traçados e de centrais e ainda a capacidade de suportar upload de vídeos em direto, realidade já comprovada em vários . altice.pt Comunicado de Imprensa eventos ou espetáculos musicais.

Já a capacidade máxima foi reforçada para suportar 130.000 dispositivos na rede Wireless, fazendo uso de quatro ligações em Fibra Ótica a 10 Gbps redundantes ao nível de traçados e de centrais.

Além de meios materiais, a Altice Portugal alocou ainda meios humanos especializados e altamente qualificados. Durante os mais de quatro meses de preparação, mais de uma centena de colaboradores estiveram focados na implementação e reforço da Rede de Telecomunicações para a Web Summit e mais de 160 colaboradores vão estar em permanência e envolvidos operacionalmente no evento.

Várias equipas estão também dedicadas 24×7 na supervisão e monitoria das redes Wireless, TV, Wired e Móvel, além de equipas em estado de prontidão para intervir no local, de imediato, em caso de necessidade.

De recordar que foram as dificuldades com a conetividade que determinaram a saída da Web Summit no final de 2015 da Irlanda. Sendo que a Altice Portugal garantiu sempre, até hoje, à equipa de Paddy Cosgrove as condições tecnológicas e de conetividade para que o evento possa permanecer na capital de Portugal, tornando-se no parceiro tecnológico oficial do evento.

Ao longo de quatro dias, o maior e melhor evento de tecnologia do planeta contará uma vez mais com transmissão das sessões de todos os palcos, em exclusivo na TV do MEO, permitindo que os seus clientes assistam ao evento, em casa, através do seu serviço de televisão, via APP TV exclusiva, que permitirá assistir em direto a todas as conferências do Palco Central e em diferido às talks dos restantes palcos.

A APP TV é grátis para os clientes MEO (com ADSL e Fibra com MEO Box) e vai estar disponível entre 5 e 8 de novembro, podendo ser acedida através da área de APPS da TV do MEO ou através do botão azul do comando MEO.

Esta é uma parceria que faz parte do espírito empreendedor da Altice Portugal e que surge também do reconhecimento do know-how adquirido pela empresa na gestão de infraestruturas de telecomunicações e plataformas tecnológicas em eventos de grande dimensão, com redes WiFi de alta densidade, alta disponibilidade e de última geração, bem como de outras soluções de conetividade Fixa e Móvel.