CentroTV

Altice realizou demonstração de 5G em Aveiro

Altice Portugal realiza demonstração de 5G com operação de socorro em tempo real e com recurso a comunicações e serviços em 5G A.

Altice Portugal, através da Altice Labs, dá mais um passo na afirmação da sua liderança no caminho para o 5G com a realização de uma demonstração da tecnologia 5G, recorrendo a uma rede experimental instalada em Aveiro.

Para demonstrar algumas das potencialidades das tecnologias 5G, nomeadamente a menor latência, maior largura de banda e possibilitar maiores velocidades de deslocação dos utilizadores, a Altice Portugal realizou o simulacro de um acidente de viação em que as equipas de socorro – forças de segurança, bombeiros e pessoal de emergência médica – usaram comunicações 5G para suporte da sua intervenção no terreno.

No simulacro estiveram envolvidos a Câmara Municipal de Aveiro, a Polícia de Segurança Pública, as duas corporações de Bombeiros Voluntários de Aveiro, o Centro Hospitalar do Baixo Vouga e o Centro de Saúde Militar de Coimbra.

O objetivo da demonstração foi mostrar como se poderá – no futuro e com o 5G – aumentar a eficácia em situações reais, neste caso do socorro, através da utilização de vários equipamentos que fornecem imagens do local do acidente, com recurso a um drone, bem como informação vital dos sinistrados em tempo real, graças à baixa latência, débito superior e novas funcionalidades de rede 5G.

Desta forma, a resposta das autoridades e entidades tende a deixar de ser standardizada, adaptando-se ao caso concreto, aumentando a sua eficiência e eficácia, podendo ser determinante no salvamento de vidas.

Em colaboração com a Ericsson, que configurou uma rede 5G E2E, a Altice Labs criou um laboratório 5G, tendo colocado hoje em operação, em Aveiro, a primeira fase da rede experimental 5G da cidade.

Uma iniciativa que se enquadra nos objetivos do projeto Aveiro STEAM City, da Câmara Municipal de Aveiro, projeto que pretende dar corpo aos objetivos traçados pela Comissão Europeia para que exista pelo menos uma cidade com cobertura 5G em cada Estado-membro até 2020 e criar uma plataforma urbana de inovação tecnológica que suporte o desenvolvimento de competências e de novos negócios. Para Luís Alveirinho, Chief Technology Officer da Altice Portugal “esta demonstração é mais uma materialização das vantagens da rede 5G no futuro, num território que vai beneficiar e continuar a evoluir com esta tecnologia – o socorro.