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Alunos pintaram passadeiras em Poiares

Os alunos do 6º A do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares desenvolveram um projeto de segurança rodoviária que apresentaram ao executivo municipal, em reunião de Câmara, ao qual o Município se associou, promovendo a pintura das passadeiras junto à escola EB 2,3/S Dr. Daniel de Matos, contando com a participação dos próprios alunos.

Para o presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques, que fez questão de estar presente no momento da pintura das passadeiras, “esta é uma atividade que demonstra grande capacidade dos alunos na participação cívica e cidadania ativa, à qual não podíamos ficar indiferentes», acrescentando que «pode servir de fator impulsionador e motivador para o envolvimento dos jovens na vida em sociedade, criando maior aproximação capacidade de intervenção social”.

Esta foi uma atividade desenvolvida em “articulação com as aprendizagens essenciais das disciplinas de Português, Educação Visual, Educação Tecnológica, Cidadania e Desenvolvimento, Educação Física, projeto PES, e em colaboração com a Câmara Municipal e GNR/Escola Segura”.

No desenvolvimento do trabalho de projeto, os “alunos identificaram um ‘problema’ ao nível da falta de segurança rodoviária nas imediações da escola sede do Agrupamento, procurando encontrar propostas de resolução do problema, concretizando-as em maquetas construídas pelos próprios, e apresentando as suas propostas em reunião da Câmara Municipal”.

Face à resposta positiva do Município, as passadeiras foram pintadas com a ajuda das crianças, sob a supervisão dos técnicos municipais, e na presença do presidente da Câmara, do Diretor do Agrupamento e da Diretora de turma.

O projeto destes alunos incluiu ainda uma ação sobre segurança rodoviária que, a convite dos próprios, foi dinamizada pela Escola Segura e pelo Comandante da GNR local, e irá culminar com a iniciativa “Guardas por um dia”, protagonizada pelos próprios alunos, para informarem e sensibilizarem a comunidade educativa para a importância da adoção dos comportamentos mais corretos e adequados.