O executivo municipal aprovou ontem, por unanimidade, a celebração de dois protocolos que têm como objeto a melhoria de instalações desportivas.
O projeto “Mundo da Música Classplash” foi desenvolvido novamente este ano no Agrupamento de Escolas da Lousã em todas as turmas do 1.º Ciclo e em turmas do 2.º Ciclo que quiseram inscrever-se.
“Através de aplicações educativas, os alunos puderam usar as tecnologias ao mesmo tempo que aprenderam música, tendo a vivência de conceitos musicais de forma lúdica e interativa, em ambientes de aprendizagem inovadores”, refere a autarquia em nota.
“Recordamos que todos os alunos do 1.º Ciclo e os das turmas inscritas têm acesso às aplicações pedagógicas na sua ‘Classroom’, uma vez que a Câmara Municipal ofereceu licenças a todos os alunos e professores envolvidos. As licenças são válidas até ao final de agosto, pelo que podem jogar durante o verão, e treinar flauta utilizando o Flute Master, executar ritmos com o suporte do ‘Rhythmic Village’ ou criar as suas composições com a app ‘Cornelius Composer'”, adianta.
Estas aplicações são” ferramentas com potencial, nomeadamente ao nível da utilização das novas tecnologias, da aprendizagem lúdica em casa e da motivação dos alunos, e foram facilitadoras da transição do ensino presencial para o ensino a distância, pois – sendo conhecidas e dominadas pelos alunos – permitiram, durante o confinamento, dar continuidade a algumas atividades que se realizavam em sala de aula. As aplicações foram criteriosamente utilizadas nas Atividades de Enriquecimento Curricular – Caixa de Música, nas aulas de Expressão Artística e de Educação Musical, e em tempos de mudança, entre ensino presencial e ensino a distância, as suas vantagens foram claramente reconhecidas”.
As atividades realizadas com as aplicações foram “associadas a outras que apelaram à criatividade dos alunos, como foi construção de instrumentos com materiais de desperdício sendo utilizados pelos seus autores com o “Rythmic Village” ou com o “Flute Master”, ações que cruzam com outros projetos como por exemplo o eco-escolas”.
“Deixamos o desafio aos pais e alunos para aprenderem a tocar esta música de Dance Monkey: https://www.youtube.com/watch?v=qHNvsMw5mA0&t=84s