Amílcar Falcão acaba de ser eleito Reitor da Universidade de Coimbra (UC) para o mandato 2019-2023.
O anúncio foi feito esta segunda-feira, pelo presidente do Conselho Geral da UC, órgão responsável pela eleição.
A tomada de posse está marcada para 1 de março.
De 54 anos e natural da Nazaré, Amílcar Falcão é doutor em Farmácia pela Universidade de Coimbra. Vice-reitor nos últimos dois mandatos reitorais (2011-2015 e 2015-2019) e diretor do Instituto de Investigação Interdisciplinar desde 2013, o professor catedrático da Faculdade de Farmácia da UC venceu a eleição para o mandato 2019-2023 com um programa de ação intitulado “Citius, Altius, Fortius” (inspirado no lema olímpico “mais alto, mais forte, mais longe”).
A eleição do Reitor da Universidade de Coimbra é feita, desde 2011, numa reunião plenária do Conselho Geral da instituição. O organismo é constituído por 35 membros: 18 representantes dos professores e investigadores, cinco representantes dos estudantes, dois representantes dos funcionários não-docentes e não-investigadores e dez personalidades de reconhecido mérito, externas à Universidade.
Os outros candidatos à eleição do Reitor da Universidade de Coimbra para o mandato 2019-2023 foram Duília Fernandes de Mello, Ernesto Costa e José Pedro Paiva.
João Caraça, Presidente do Conselho Geral da UC, anuncia Amílcar Falcão como o novo Reitor da Universidade de Coimbra: