O Município de Anadia vai criar um Centro Municipal de Operações de Socorro (CMOS).
Para a concretização deste projeto vai ser celebrado um protocolo de colaboração com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Anadia (AHBVA), entidade que será parceira na operacionalização desta resposta.
A decisão foi aprovada, por maioria, na reunião de executivo, na quinta-feira, 27 de janeiro.
O CMOS vai ficar instalado no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Anadia, funcionando 24 horas por dia, sete dias por semana. Para o efeito, vai ser criada uma linha de emergência designada de “Anadia Segura”, cujo número será divulgado oportunamente. Esta linha terá como objetivo a receção, o tratamento e o encaminhamento de todos os pedidos de socorro e/ou de colaboração efetuados pelos munícipes e, caso se revele necessário, acionará as Forças de Segurança, Proteção e Socorro, bem como os demais serviços com responsabilidade no concelho de Anadia.
“Pretende-se desta forma dar uma resposta mais célere e eficaz às necessidades das populações, contribuindo assim para a mitigação do risco, de forma a que os cidadãos tenham o socorro mais rápido, mais eficiente e adequado”, refere a autarquia em nota.
O protocolo de colaboração prevê que o Município de Anadia atribua uma comparticipação financeira anual de 76.380,00 euros para apoiar o funcionamento do Centro Municipal de Operações de Socorro. A autarquia irá ainda disponibilizar um veículo polivalente, devidamente equipado e demais logística para a operacionalização do serviço de resposta.
Da parte da AHBVA serão disponibilizados os recursos humanos, com formação adequada, a afetar ao funcionamento do Centro e ao piquete de intervenção, denominado de Piquete de Resposta Municipal. “Sinalização de perigos, balizamento de áreas, derrocadas/desabamentos, obstrução de vias, danos em condutas, apoio aos serviços municipais, destruição de ninhos de vespas, captura de animais errantes”, são algumas das áreas de intervenção do CMOS.
Onde mais uma vez se demonstra a total inutilidade da ANEPC.
Parabéns aos autarcas.