CentroTV

André Gago e The Beat Hotel Band atuam sábado no Convento São Francisco

André Gago and The Beat Hotel Band vão atuar no sábado, 18 de maio, pelas 21h30, na antiga igreja do Convento São Francisco.

O espetáculo aborda o tema da ‘Beat Generation’ e é apresentado no âmbito do ciclo “Somos Livres”, que integra a programação oficial da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Associação Académica de Coimbra e Universidade de Coimbra para as comemorações dos 50 anos da Crise Académica de 1969.

Os bilhetes podem ser reservados através do número 239 857 191, do e-mail bilheteira@coimbraconvento.pt ou adquiridos na bilheteira do Convento São Francisco, todos os dias, das 15h00 às 20h00.

A Beat Generation é o nome pelo qual ficou conhecida uma geração de poetas que emergiu na cena literária norte-americana no pós-guerra, em meados da década de 50. Com uma poesia livre do cânone, próxima do coloquial e do dia-a-dia, os beat chocaram a América pela rutura que representavam em relação ao artificialismo do american way of life. Com um famoso processo em tribunal por acusação de obscenidade, o poema Uivo, de Allen Ginsberg, ajudou a projetar este grupo para a ribalta.

A descrição da vida torturada dos jovens desta geração, o gosto pela aventura e pela vagamundagem, as experiências com drogas e as críticas ao academismo e à voragem da autodestruição tecnológica – num mundo sob a ameaça do conflito nuclear, depois de a bomba ser utilizada pela primeira vez em Hiroshima e Nagasaki -, são elementos vitais desta gesta poética que abriu caminho para as gerações seguintes e que, mesmo que disso não nos apercebamos de forma consciente, mudou as nossas vidas.

Inspirado na memória dos combates travados em nome da Liberdade, o programa do ciclo “Somos Livres” evoca acontecimentos de um passado recente como ponto de partida para a criação artística e reflexões sobre conceitos tão inquietantes como juventude, revolução e democracia.