A Autoridade Nacional de Emergência e proteção Civil (ANEPC), em colaboração com diversas entidades públicas e privadas, promove no próximo dia 14 de novembro, pelas 11H14, a 11ª edição do Exercício nacional de sensibilização para o risco sísmico denominado A TERRA TREME (www.aterratreme.pt).
O exercício visa “capacitar a população para saber como agir antes, durante e depois de um sismo, sensibilizando os cidadãos para o facto de vivermos numa sociedade de risco e desafiando-os a envolverem-se no processo de comunidades mais resilientes”, refere em nota a ANEPC.
O exercício é de âmbito nacional e realiza-se em todas as instituições, públicas e privadas. “Contudo, a fim de dar visibilidade ao evento, vamos centrar este ano no município de Montemor-o-Velho, na Escola Profissional e de Desenvolvimento Rural do Baixo Mondego, o foco das comemorações na sub-região de Coimbra”, informa.
O exercício compreende a prática de “três gestos simples que podem fazer a diferença a quem os praticar perante a ocorrência de um sismo. Tem apenas a duração de 1 minuto, durante o qual os participantes, individualmente ou em grupo (famílias, escolas, empresas, instituições públicas, privadas ou associativas), são convidados a executar os 3 gestos que salvam: Baixar, Proteger e Aguardar”, conclui.