O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, assinou nesta terça-feira, 3 de dezembro, o auto de consignação que vai permitir dotar o Antiteatro e o Fórum Romano de Bobadela, em Oliveira do Hospital, de melhores condições ao nível da iluminação pública do espaço, revela hoje em nota a autarquia.
A obra surge no âmbito do “Contrato-Programa – Reparação dos Danos Provocados pelas Cheias e Inundações Ocorridas nos meses de dezembro de 2022 e janeiro de 2023” em Oliveira do Hospital e representa um investimento total superior a 95 mil euros, financiado pelo Governo, através da DGAL – Direção Geral das Autarquias Locais.
Os trabalhos, a executar pela empresa José António J. Brito – Eletricidade e Climatizações, Lda., vão permitir a substituição de 70 luminárias do Fórum Romano e 57 do Anfiteatro Romano de Bobadela, imforma o município.
Esta alteração “vai ter impacto na tecnologia de iluminação a utilizar, com a substituição das atuais luminárias encastradas de lâmpadas de filamento por novas luminárias LED”.
Segundo o presidente da Câmara, José Francisco Rolo, “a principal ideia” desta requalificação “prende-se com o facto de todo aquele espaço histórico necessitar de uma intervenção ao nível da eficiência energética e investimento em iluminação em volta em torno do conjunto arquitetónico” que estrutura a Bobadela Romana.
Por outro lado, acrescenta José Francisco Rolo, no final desta intervenção, “não só a estética do espaço fica melhorada” como, também, “as questões de segurança” para a circulação das pessoas “ficam mais bem asseguradas” com todo o espaço melhor iluminado, “uma vez que se trata de um local que é habitado” e que também “é espaço de visitação” de centenas de turistas ao longo do ano.
No momento da assinatura do auto de consignação, a vereadora da Cultura e do Turismo da Câmara Municipal, referiu que “há muito que reclamava por esta obra” no património de Oliveira do Hospital, que é Monumento Nacional. Graça Brito referiu ainda que na substituição da iluminação “vai ser tida em conta” a cor das luzes, amarelo e branco quente, seguindo, assim, as exigências da Direção-Geral do Património Cultural.
Os trabalhos a executar deverão ter início ainda no decorrer deste mês de dezembro, têm um prazo de execução de sessenta dias e não alteram o âmbito das empreitadas executadas nos anos de 2004 e 2005, de remodelação e valorização do Fórum da Bobadela, e nos anos de 2007 e 2008, de Conservação, Restauro e Beneficiação das Condições de visita das Ruínas Romanas da Bobadela – Anfiteatro Romano da Bobadela.