As Jornadas Pedagógicas de acolhimento à comunidade educativa da Lousã decorreram na passada sexta-feira no renovado Teatro Municipal organizadas pela Câmara da Lousã, em parceria com o Agrupamento de Escolas da Lousã e a Status-Escola Profissional e tiveram como objetivo principal criar um momento de partilha e reflexão entre todos os presentes, adianta em nota a autarquia.
Durante a manhã decorreram quatro painéis temáticos, com o primeiro, a a ser comporto pelo presidente da Câmara Municipal, Luís Antunes, pelo diretor do Agrupamento de Escolas da Lousã, Pedro Balhau, pela diretora da Status – Escola Profissional, Patrícia Duarte e pela delegada Regional do Centro, Cristina Oliveira. Coube a Luis Antunes fazer as honras da casa num discurso marcado pela importância que a Educação tem para o Executivo e pelo investimento realizado e a realizar.
No segundo painel, com o tema “Desafios da Escola, hoje”, uma mesa-redonda composta pela Inspetora-Geral da Educação, Ariana Cosme, pelo Investigador em Tecnologia Educativa, Marco Bento e pelo Coordenador Intermunicipal do Plano Nacional das Artes, António Cerdeira, com moderação da Vice-Presidente Prof. Henriqueta Oliveira na qual foram abordadas as diversas dificuldades que as instituições de ensino enfrentam no contexto atual, desafios esses que refletem tanto mudanças sociais, culturais, tecnológicas quanto questões específicas do sistema educacional.
O terceiro painel foi dedicado à assinatura de protocolos com as entidades ARCIL, ACTIVAR, Associação Recreativa, Cultural e Social das Gândaras e Centro Paroquial de Solidariedade Social da Freguesia de Serpins referentes a Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF), Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), Atividades de Tempos Livres (ATL) e CLDS5G o que, em conjunto com as Refeições Escolares – nos Jardins de Infância, Escolas do 1º, 2º e 3º Ciclo e Escola Secundária – e de Lanches Escolares, e que representam um investimento de mais de 1 milhão e 300 mil euros, a que se junta a cedência de espaços por parte da Autarquia.
Para terminar a manhã, no quarto painel e com o lema “Projetos que nos Projetam”, foram divulgados todos os projetos do Município e dos parceiros.
Além dos investimentos imateriais em várias iniciativas e projetos, enquadrados na estratégia de investimento no Capital Humano, a Autarquia tem previstos investimentos superiores a 15 milhões de euros, nomeadamente com a requalificação da Escola Secundária da Lousã e da Escola Básica nº2, diz a concluir a autarquia.