CentroTV

Antigo Quartel dos Bombeiros transformado em espaço de Arquivo Fotográfico e Filmográfico na Figueira da Foz

O Quartel da Imagem, antigo Quartel dos Bombeiros Municipais da Figueira da Foz, foi ontem inaugurado, após ter sido alvo de uma requalificação, contando a partir de agora com um espaço de Arquivo Fotográfico e Filmográfico, Espaço de Coworking, duas salas de exposições, uma biblioteca, uma sala de consulta, um laboratório, arrumos, áreas técnicas e uma sala de reuniões e de projeções. 

O presidente da Câmara Municipal, Carlos Monteiro adiantou que o investimento foi financiado a 85 por cento pelo Programa Operacional Regional do Centro e que a aposta na reabilitação de edifícios municipais visa a promoção da regeneração da zona de forma a construir “um pólo atrativo, capaz de atrair nómadas digitais e de fixar quem procure um espaço cultural”.

No que diz respeito às duas exposições, estas foram projetadas com a assinatura do mestre António Viana, com o apoio da Cinemateca Portuguesa e têm como ponto de partida a “imagem” na vertente da fotografia e cinema. Uma dedicada ao “Parque Cine” e a outra a Manuel Santos, fotógrafo e cineasta amador que fotografou a cidade e foi responsável pelo “primeiro filme promocional da Figueira da Foz – Figueira da Foz Rainha das Praias Portuguesas”, explicou Carlos Monteiro.

Por sua vez, a diretora Regional da Cultura do Centro, Susana Menezes caracterizou o projeto como “agregador, cultural e criativo”, tendo afirmado que é uma “aposta de futuro e com futuro”, capaz de atrair pessoas que procurem estimular a criatividade. “Será em breve uma referência nacional, por gerar conhecimento, inovação e massa crítica”, afirmou a diretora.