“O edifício do antigo Tribunal de Penacova conta com quase um milhão de euros, grande parte de fundos europeus, para ser requalificado e transformado em Casa das Artes”, anuncia a Câmara Municipal de Penacova.
Inativo desde 2014, ano em que o Tribunal Judicial da Comarca de Penacova passou a funcionar num espaço requalificado pela autarquia para esse efeito – substituindo-se o Município ao Governo, que se preparava para encerrar o serviço -, o edifício, inaugurado em janeiro de 1869, para então instalar a Câmara Municipal, vê agora o Executivo Municipal deliberar por unanimidade a adjudicação do Projeto de Requalificação deste espaço em Casa das Artes, salienta o Município.
“A criação da Casa das Artes é uma das medidas previstas no Plano Estratégico de Revitalização do Núcleo Urbano de Penacova”, refere João Azadinho, Vice-Presidente da autarquia e Vereador com o Pelouro da Cultura, salientando que “o edifício do antigo Tribunal tem, desde 2014, servido de apoio a inúmeras atividades que o Município tem desenvolvido na área da cultura e tem sido mesmo a casa do Natal em Penacova com um espaço dedicado ao Penacova Presépio. No entanto, o objetivo, que sempre nos pautou, foi transformar este espaço, que é um espaço simbólico e localizado num sítio emblemático (junto à Pérgula Raúl Lino), num verdadeiro espaço de Cultura.”