O Salão Nobre da Câmara de Pampilhosa da Seerra recebeu, ontem, uma sessão de apresentação/ esclarecimento sobre o Sistema de Incentivos de Base Territorial (SIBT) da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra.
Este é um “mecanismo que visa apoiar projetos de investimento para a criação de micro e pequenas empresas, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), bem como contribuir para a expansão ou modernização de atividades empresariais. Com uma dotação de 3 milhões de euros, o SIBT é fundamentalmente direcionado para os setores da indústria transformadora, restauração e turismo, aplicando-se a investimentos até 300 mil euros, sendo que, no caso de Pampilhosa da Serra, conta com uma taxa de apoio até 50% a fundo perdido”, revela em nota a autarquia.
Presente na sessão, o presidente da Câmara de Pampilhosa da Serra, Jorge Custódio, expressou que a referida taxa de financiamento “fica aquém do que devia ser aplicado em territórios com as caraterísticas de Pampilhosa da Serra”.
“Deixei o alerta nos locais próprios para futuros incentivos”, reforçou Jorge Custódio, destacando ainda a capacidade de resiliência dos empresários do concelho, que comparativamente a outros locais “têm um esforço multiplicado por 5 ou por 10 para manterem os seus negócios”.
A sessão foi conduzida por duas técnicas da CIM-RC que “apelaram a uma boa fundamentação das candidaturas, dentro das condições, ações e custos elegíveis, assim como à entrega célere, dado que em caso de elevada procura a sua receção pode ser suspensa ou cancelada”, realça o município.
O período de candidaturas decorre até 29 de novembro e, tal como adiantaram as técnicas da CIM-RC na sessão, está prevista a abertura de duas novas linhas de apoio com caraterísticas distintas ou dedicadas a empresas não abrangidas neste aviso: uma para apoio à criação de postos de trabalho sem termo e outra destinada a negócios da área do comércio e serviços.
Os objetivos e condições do SIBT podem ser conhecidos em detalhe em https://www.cim-regiaodecoimbra.pt/cim-rc/projeto-sibt/