CentroTV

Apreendidas cerca de 1, 7 toneladas de pescado em Peniche

A Unidade de Controlo Costeiro (UCC), através  do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Peniche, no dia 9 de junho, apreendeu 1 661 quilos de pescado, com o valor estimado de 33 mil euros, na lota do Porto de Pesca de Peniche.

“No âmbito de uma ação de fiscalização da Política Comum das Pescas, os militares da Guarda detetaram uma embarcação que excedeu a percentagem autorizada para captura acessória daquelas espécies, (até 8% do total de descarga da embarcação), não cumprindo com as obrigações legais estabelecidas”, adianta, esta tarde, a GNR em nota de imprensa.

No decorrer da fiscalização foi “identificado o mestre da embarcação, um homem de 47 anos, e apreendido 590 quilos de cantarilho-legítimo, 10 quilos de goraz, 919 quilos de cherne, 110 quilos de leitão, e 32 quilos de imperador costa estreita. Foram também elaborados os respetivos autos de contraordenação, puníveis com coima até 50 mil euros”.

A Guarda Nacional Republicana alerta que um dos “fatores de gestão sustentável do pescado é o respeito pelas normas que regulam a captura das espécies, não excedendo os limites impostos legalmente, cujo objetivo é melhorar a rentabilidade potencial do recurso”.