CentroTV

Apreendidos 14,7 quilos de meixão que poderia valer 110 mil euros na Ásia

A Unidade de Controlo Costeiro, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro da Nazaré, ontem, apreendeu 14,7 quilogramas de meixão, na Nazaré.

A apreensão foi feita no decorrer de uma ação de fiscalização rodoviária, no âmbito da “Operação Meixão”, tenho sido fiscalizada uma viatura, na Estrada Nacional 242 – Nazaré, que “transportava 14,7 quilogramas de meixão, totalizando um valor presumível no mercado nacional de 7.350 euros”, adianta hoje em comunicado a GNR.

A enguia europeia (anguilla anguilla), que na fase larvar é conhecida poe enguia juvenil/meixão, é uma espécie considerada em perigo e que tem sofrido grande redução do número de efetivos em razão da pesca ilegal, impedindo desta forma o normal ciclo de reprodução, colocando em causa a sustentabilidade da espécie.

A quantidade de meixão apreendido corresponde a cerca de 100 mil espécimes, podendo atingir o valor de mais de 110 mil euros no mercado final, nomeadamente em países Asiáticos.

O suspeito foi constituído arguido e sujeito à medida de coação de termo de identidade e residência, tendo o meixão sido devolvido ao seu habitat natural.