A Unidade de Acção Fiscal (UAF), através do Destacamento de Acção Fiscal do Lisboa, ontem, dia 22 de outubro, apreendeu 100 quilos de folha de tabaco, com capacidade para produzir mais de 100 mil cigarros, em Leiria.
“No âmbito de uma investigação dirigida pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Leiria, que decorria há cerca de quatro meses, os militares da Guarda deram cumprimento a uma busca domiciliária, da qual resultou a apreensão de 100 quilos de folha de tabaco em bruto e de corte fino; três máquinas de corte tabaco; uma balança e um telemóvel”, refere a GNR em comunicado.
Ao longo desta investigação foram “apreendidos cerca de 200 quilos de folha de tabaco, em bruto e de corte fino, correspondente a uma prestação tributária em dívida superior a 35 mil euros, resultante da evasão à tributação incidente em sede de Imposto Especial Sobre o Consumo de Tabaco (IT) e Imposto de Valor Acrescentado (IVA)”.
Um homem de 46 anos foi constituído arguido por introdução fraudulenta no consumo, e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Leiria.