A Unidade de Controlo Costeiro, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Aveiro, apreendeu, durante o dia 26 de dezembro, na localidade de Estarreja, 2 598 quilos de amêijoa japonesa (ruditapes philippinarum).
“No âmbito de uma operação destinada ao controlo do transporte e comercialização de moluscos bivalves, os militares fiscalizaram um veículo que transportava os bivalves provenientes do Rio Sado e com destino a Espanha”, adianta hoje a GNR em nota de imprensa.
Após uma análise à mercadoria transportada, os militares verificaram que os bivalves “não tinham a medida regulamentar para ser comercializada, ou seja, 4 centímetros, tendo sido apreendidos”.
O condutor e apanhador dos bivalves foi identificado, tendo sido elaborado o respetivo auto de contraordenação por captura e transporte de moluscos bivalves de tamanho inferior ao legalmente previsto e por transporte sem se fazer acompanhar por um documento de registo de moluscos bivalves, gastrópodes marinhos, equinodermes e tunicados vivos, infrações que podem chegar aos 37 500 e 44 890 euros, respetivamente.