CentroTV

Apreensão de 3 quilos de meixão na Figueira da Foz

A Unidade de Controlo Costeiro, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro da Figueira da Foz, ontem, dia 26 de janeiro, apreendeu 3 quilos de meixão, da espécie Anguilla anguilla, com um valor estimado de 1.500 euros.

“No decorrer de uma ação de fiscalização dirigida à captura ilegal do meixão no rio Pranto, os militares abordaram um veículo onde seguiam os suspeitos, tendo na sua posse 3 quilos de meixão e artes ilegais destinadas à apanha desta espécie”, adianta hoje a GNR.

A enguia europeia (Anguilla anguilla), que na “fase larvar é conhecida por enguia juvenil/meixão, é uma espécie considerada em perigo de extinção e que tem sofrido grande redução do número de efetivos em razão da pesca ilegal, impedindo desta forma o normal ciclo de reprodução, colocando em causa a sustentabilidade da espécie. O meixão apreendido, no mercado final (países europeus e asiáticos), poderia ascender um valor de 21 mil euros”, refere ainda a GNR.

Os suspeitos foram identificados, e elaborados os respetivo autos de contraordenação pela apanha de espécimes com tamanho inferior ao legalmente permitido, que no caso da enguia é 220 mm, cuja coima pode atingir 2 mil euros.

O meixão apreendido, por ainda se encontrar vivo, foi devolvido ao habitat natural.