CentroTV

Apreensão de mais de 1 700 quilos de bivalves

A Unidade de Controlo Costeiro (UCC), através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Aveiro, hoje, dia 19 de fevereiro, apreendeu 1 788 quilos de bivalves vivos, por serem considerados imaturos, no valor de 18 088 euros, na localidade de Salreu, no concelho de Estarreja.

No decorrer de uma ação de fiscalização levada a cabo com o objetivo de controlar o cumprimento das regras de transporte e comercialização de bivalves, “os militares da Guarda fiscalizaram uma viatura que transportava 1 768 quilos de amêijoa-japonesa e 20 quilos de amêijoa-boa, sem que tivessem o tamanho mínimo para poderem ser comercializadas”, revela a Unidade de Controlo Costeiro. 

“Foi identificado o condutor do veículo, um homem de 64 anos, e a respetiva empresa, tendo sido elaborado um auto de contraordenação, cuja coima pode atingir um valor de 125 000 euros”, afirma. 

Os bivalves apreendidos, por se encontrarem vivos, foram devolvidos ao seu habitat natural.

A GNR alerta que, para se garantir a sustentabilidade do pescado e do sector, é importante que todos, desde o consumidor ao pescador, percebam a vulnerabilidade deste tipo de espécies, sendo da máxima importância a captura e comercialização deste recurso, dentro das medidas regulamentares.